DestaqueEconomia

Produção de ouroatrai refinarias

Angelina Mahumane
angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Fotos de Jerónimo Muianga e as outras da UGPK

A Unidade de Gestão do Processo Kimberley, Metais Preciosos e Gemas (UGPK) está em processo de negociação com potenciais investidores estrangeiros que pretendem instalar no país a primeira refinaria de ouro, facto que evidencia o crescimento do sector.

Com efeito, desde 2021 o sector mineiro tem estado a registar um incremento tanto nas quantidades declaradas como nas exportadas, o que é consequência, em parte, do controlo efectuado por esta unidade em todo país.

Segundo Castro Elias, secretário-executivo desta instituição, até agora não existe refinaria de ouro em Moçambique porque não se conseguia registar as quantidades produzidas e exportadas, situação que mudou nos últimos dois anos. Tanto é que os investidores começam a perceber que existe produção que justifica investimento desta magnitude.

“Estamos a negociar com uma empresa que pretende instalar uma refinaria de ouro em Moçambique. Isso é importante porque, entre outros, vai permitir que o Banco de Moçambique possa comprar para as suas reservas”, disse. Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo