Nacional

SADIQUE YACUB: Os sonhos do ex-autarca da cidade de Pemba

Encontrámo-lo recentemente na aldeia Maguiguana, localidade de Nanjua, posto administrativo de Meza, em Ancuabe, província de Cabo Delgado, a monitorar a destronca duma área de 1000 hectares, para a agricultura.

Sabíamos que Sadique Yacub era dado à agricultura, mas nunca nos passara pela cabeça que fosse tão ousado quanto nos pareceu desta vez. Afinal, conhecíamos pouco do seu lado empresarial e diz ter nascido com ele, sobretudo a nível da agricultura e pecuária.

“Iniciei esta actividade em 2007, com fundos próprios, destroncando este mato do que alguma vez foi a antiga LOMACO, para produzir milho, feijões e mandioca”, explica o nosso entrevistado.

Nos últimos anos, segundo Sadique Yacub, produziu 50 toneladas de milho, 10 de feijão nhemba, 40 toneladas de mandioca e nunca lhe faltou mercado para colocar tais produtos.Fez um furo de água e em 2018 começou a produção de hortícolas, tendo no mesmo ano podido produzir 3 toneladas de repolho, uma tonelada de cebola e cinco toneladas de couve, alface, milho fresco (maçaroca), fez um furo de água.

 

Na propriedade de Sadique Yacub encontrámos 12 cabeças de gado bovino, um moageiro de produção de ração para frangos e sonha em produzir soja.

A cerca de 40 quilómetros, na sede do posto administrativo de Metoro, ainda no mesmo distrito, tem numa área de 300 hectares um furo de água e uma represa.

Texto de Pedro Nacuo

pedro.nacuo@snoticicas.co.mz
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo