Início » Sabe o que é cancro da próstata?

Sabe o que é cancro da próstata?

Por Idnórcio Muchanga

Chegou o Novembro Azul, nome do movimento internacional que busca a consciencialização a respeito do câncer de próstatae da saúde masculina.

Esta doença é uma neoplasia que se desenvolve na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Inicialmente pode ser assintomático, mas em estágios avançados pode causar dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou dor na pelve e nas costas. Preocupado com os seus leitores, o domingo saiu à rua com a intenção de os alertarpara a necessidade de estar a par da doença e, sobretudo, para aimportância do diagnóstico precoce.

Não sei exatamente o que é

– Cremildo Chemane, Técnico profissional, 37 anos

Já ouvi falar,mas não sei exatamente o que é, não tenho nenhuma matéria em bagagem sobre esta doença. Mas, em todo o caso, acho que é uma doença que ataca somente os homens e afecta os órgãos genitais.

E sinceramente falando, eu não conheço nem se quer um sintoma ou sinal da doença, daí que caso tenha nem vou desconfiar. Se calhar seja por isso que nunca me

preocupei em saber mais e nem em falar sobre o assunto.

Problema que ataca o género masculino

– Dinis Chauque, Técnico de Construção Civil, 64 anos

Já ouvi falar que se trata de um problema que ataca o género masculino. Até já fiz exame, mas foi porque tinha, na época, muitas dores no pé esquerdo. Quando fui ao hospital, desconfiaram que fosse o cancro da próstata que eu tinha mas, nada acusou. Passam três anos depois de fazer o teste. Sei também que é uma doença que se manifesta através de dores nos órgãos genitais, na parte dos testículos. Quando me fizeram o exame explicaram-me que é a partir deste tipo de sintomas que se desconfia do cancro.

Tão pouco me preocupo em saber

– Feliciano Jossias, Técnico de Seguros, 29 anos

Não sei o que é cancro da próstata. Por acasojá vi publicidade das televisões e sempre dizem que é uma doença que afecta directamente ao homem. Nunca fiz nenhum exameetão pouco me preocupei em saber mais sobre o assunto. Acredito que afalta de preocupação é pelo simples facto de nunca ter tido oportunidade de estar com alguém para me explicar mais sobre a doença.

Só sei que é um cancro como outros existentes

– Pedro Máquina, Oficial de Justiça, 35 anos

Não sei exactamente o que pode ser no seu verdadeiro sentido, só sei que é um cancro assim como existem outros. Desconheço o conceito de “cancro da próstata”, não posso mentir e nem sei como este se manifesta.

Eu, em particular, nunca fiz nenhum teste e nunca tive nenhuma curiosidade em fazê-lo, uma vez que é aconselhável a partir dos 40 anos. Sei também que já se pode fazer o teste ou exames através do sangue ou a laser.

Você pode também gostar de:

6 comments

ivistroy.ru 19 de Julho, 2023 - 14:47

Excellent post. I was checking continuously this blog and I am impressed! Very useful information particularly the last part 🙂 I care for such info a lot. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and good luck.

Reply
Gaza and its Resistance to Israel's Brutal Attacks 29 de Novembro, 2023 - 20:13

This is really interesting You re a very skilled blogger. I ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.

Reply
Live TV 3 de Fevereiro, 2024 - 14:16

For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.<a href="https://www.images.google.cf/url?sa=t

Reply
watch irib 3 live 10 de Fevereiro, 2024 - 1:04

Nice post. learn something new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis.-vox lice

Reply
hot deals 23 de Fevereiro, 2024 - 6:14

Great post Thank you. look forward to the continuation.GoPets 2-Sided Dematting Comb – Professional Grooming Rake for Cats

Reply
hey dude shoes for women 10 de Março, 2024 - 5:41

There is some nice and utilitarian information on this site. – womens hey dude shoes

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana