TEXTO DE ISABEL JEREMIAS
A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) realizou na manhã deste domingo uma feira de saúde na localidade de Chiremera, Posto Administrativo de Matsinho, distrito de Vanduzi.
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da REVIMO, Constantino Gode, a iniciativa insere-se no programa de responsabilidade social da instituição, com o objectivo de aproximar os serviços de saúde às comunidades que percorrem longas distâncias para obter cuidados médicos. Segundo a fonte, iniciativas desta natureza vieram para ficar.
Os residentes de Chiremera elogiaram a iniciativa, considerando-a uma oportunidade importante para aceder os serviços básicos de saúde sem necessidade de grandes deslocações.
Amélia Vilanculos, moradora do bairro Quinta das Laranjeiras, manifestou a sua satisfação pela presença da feira na comunidade.
“Trouxe os meus dois filhos menores para o rastreio da tuberculose, porque têm tosse e há duas semanas que não passa”, contou.
Por sua vez, Cesário Ferrão, outro participante, explicou que aderiu a feira para obter mais informações sobre saúde oral. Ele apelou aos demais moradores e não só para visitarem regularmente as unidades sanitárias, de modo a garantir um melhor controlo da saúde.
Para além dos serviços de saúde acima mencionados, os participantes tiveram a oportunidade de ter, aconselhamento e testagem em saúde, serviços de planeamento familiar,explicações de culinária para melhorar a confecção de alimentos e garantir uma saúde nutricional estável.
No final do evento, a Revimo ofereceu equipamentos desportivos como bolas, fardamentos e chuteiras a duas equipas comunitárias locais, num gesto que visa incentivar a prática desportiva entre os jovens da região.
A feira, contou igualmente com a prática de ginástica aeróbica, actividades Culturais entre outras acções de carácter recreativo.