Desporto

“Mambas” concentram-se para atacar Cabo Verde

A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” inicia amanhã a preparação da dupla jornada frente a sua congénere de Cabo Verde, a contar para o apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) agendado para próximo ano em Marrocos.

Ao contrário do inicialmente projectado, o desafio terá lugar no Estádio da Machava não no Zimpeto, devido aos danos sofridos no piso natural do Estádio Nacional na sequência das cerimónias dos 50 anos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

O facto contraria o desejo da equipa técnica nacional. Prova disso, foi a deslocação, semana passada, do treinador João Chissano e do Secretário Técnico da Federação Moçambicana de Futebol, Abdul Abdulá, à sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Cairo, Egipto, para remarcar o desafio para o Zimpeto.

No entanto, a CAF não aceitou a intenção de Moçambique, pelo que o desafio terá mesmo lugar no Estádio da Machava. A delegação da FMF viajou ao Cairo depois de receber garantias dos gestores do Estádio Nacional do Zimpeto de que até ao dia 11, data do jogo, o piso estará em condições para acolher a partida.

A equipa técnica dos “Mambas” queria jogar no Estádio Nacional do Zimpeto, não no piso sintético da Machava, mas foi traída pelos gestores do Estádio Nacional que não conseguiram proteger a relva natural das botas dos militares das FADM.

Confirmado o local do desafio, João Chissano concentra-se agora na estratégia a usar na partida de sábado, tendo em conta a necessidade premente de alcançar a primeira vitória para manter-se nas contas de apuramento.

O treinador tem à disposição todos os jogadores que evoluem no estrangeiro, tendo desta vez dispensado o concurso do médio Jumisse, a evoluir no 1° de Agosto de Angola. De resto, o jogador não saiu do banco de suplentes no último embate com o Níger em Maputo.

Nota para o regresso de Cremildo, do Desportivo, depois de se ter estreado frente ao Malawi em partida amigável. Jójó, também “alvi-negro”, é opção para o ataque.

Os “”Mambas” cumprem o primeiro treino amanhã e terça-feira à tarde no Estádio da Machava, tendo previsto treinos bi-diários para quarta-feira, sendo o último ensaio na manhã de sexta-feira também no palco do jogo.

Eis a pré-convocatória

LIGA DESPORTIVA DE MAPUTO –  Momed Hagi, Kito, Chico e Milagre

COSTA DO SOL – Dário Khan, Dito e Soarito

FER.BEIRA-  Maninho, Mário e Reinildo

DESP.MAPUTO – Jojó e Cremildo

MAXAQUENE –  Isac

BRAVOS DO MAQUIS – Sonito, Miro e Josimar

NACIONAL DA MADEIRA – Zainadine Jr. e Reginaldo

UNIÃO DA MADEIRA – Ricardo Campos

RENNES DA FRANÇA –  Mexer

LEVANTE DA ESPANHA – Simão Mathe

 MAMELODI SUNDOWNS – Dominguez

ORLANDO PIRATES – Hélder Pelembe

H.CITY ISLANDERS DOS EUA – Clésio

CABO VERDE

PREPARA-SE EM LISBOA

Por sua vez, A selecção do Cabo Verde vai preparar o jogo no Jamor, em Lisboa, capital portuguesa. Tal como Moçambique, os “Tubarões Azuis” concentram-se hoje num hotel do Jamor para amanhã cumprirem a primeira sessão de três treinos previstos antes de rumar a Maputo.

O treinador de Cabo Verde, Rui Águas, chamou 22 jogadores para a jornada dupla com Moçambique, ao fim da qual o actual líder do grupo pode celebrar o apuramento em caso de duas vitórias.

Eis a pré-convocatória:

GUARDA-REDES: Vozinha (Progresso de Sambizanga), Kevin (Nacional da Madeira), e Thierry Graça (Benfica B);

DEFESAS: Carlitos (AEL Limassol), Jeffrey Fortes (Sorddretch), Fernando Varela (Steua), Pek´s (Gil Vicente), Gégé (Marítimo), Stopira (Videoton) e Nivaldo (Teplica).

MÉDIOS: Calú (Progresso de Sansizanga), Babanco (Estoril), Sita (Recreativo Libolo), Nuno Rocha (Universidade Craiova) e Luca (Estoril);

AVANÇADOS: Garry Mendes (Elche), Ryan Mendes (Lille), Heldon (Sporting), Djaniny (Santos Laguna), Zé Luís (Sporting de Braga) e Odair (Stade Reinnes).

Cabo Verde lidera o Grupo F com seis pontos em dois jogos, fruto de duas vitórias sobre a Zâmbia em casa e Níger fora. Moçambique segue com dois pontos após empatar a zero frente a Zâmbia em Ndola e a um com o Níger no Estádio Nacional do Zimpeto. Zâmbia e Níger ocupam as duas últimas posições com um ponto cada.

Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se à fase final aprazada para os meses de Janeiro e Fevereiro de 2015 em Marrocos. O melhor terceiro classificado dos sete grupos também se apura ao CAN.

Entretanto, a Confederação Africana de Futebol (CAF) fixou para 26 de Novembro próximo o sorteio da fase final do Campeonato Africano das Nações, previsto para 17 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2015, em Marrocos.
O sorteio vai decorrer em Rabat, capital marroquina, enquanto a última jornada das eliminatórias qualificativas para estas fases finais está marcada para meados de Novembro próximo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo