Desporto

Queremos desenvolver projecto do autódromo

O Presidente do Automóvel e Touring Clube de Moçambique, António Marques, considera que o ano de 2013 será dedicado para o desenvolvimento do projecto do autódromo submetido

 para aprovação pela Assembleia Municipal de Maputo.

Em entrevista ao nosso jornal para abordar as realizações do ano passado e perspectivar o ano 2013, António Marques destacou o cumprimento do calendário de competições e o programa de melhorar as condições para a realização de corridas.

 

Que avaliação faz da época desportiva de 2012?

Realizamos o 13º curso de Karting organizado pela Academia de Karts, ministrado por Cristian e Adelino. Sem que tivesse sido anunciado, juntamente com a Cotur, organizámos uma excursão a Abu Dhabi em Novembro, aonde 21 pessoas foram ver o Grande Prémio de Formula 1 a contar para o Campeonato do Mundo.

Em termos de Segurança e Prevenção Rodoviária fízemos pouco, mas mesmo assim fízemos durante oito meses campanhas nos Placards electrónicos na da LIMA. Também participámos em termos de formação no Learnership Programme na República da África do Sul com o patrocínio da FIA. Terminámos a época, participando na Assembleia Geral da FIA em Istambul. Na parceria que fizemos com a Construa, ficámos a partir de 2012, com instalações no Autódromo, para instalar os nossos futuros escritórios; assim como passará a ser o “ClubHouse”, a pensar nos nossos sócios, amantes do Desporto- Motorizado e público em geral.

Também tivémos a felicidade de voltar a ter o Polana Serena Classic Rally. Em que um piloto moçambicano venceu a classificativa na Pista e em que entre os trẻs primeiros dois foram moçambicanos. Sobre as “bacuradas” que nos fizeram e tentaram fazer, preferimos mencioná-las em Assembleia Geral e não mencioná-las aqui e hoje, sobretudo porque teríamos que deixar de ter lizura na linguagem.

Quais serão as principais realizações que o ATCM pretende realizar a nível das competições do desporto motorizado neste ano?

As mesmas do ano antepassado, acrescido na abertura da época d´um Rally 4×4 a Chidenguele. Anunciámos, aliás,  na Cerimónia de Lançamento da Época no Casino Polana que iriamos realizar Provas de Karting, Drag Racing, SpecialStage (velocidade) e Drifts. Foi o que fizemos: cinco provas de Karts, sete de Drift e  cinco de SpecialStage. Contudo, poderá haver muito mais, desde que o Projecto de Desenvolvimento do Autódromo, que já passou no Conselho Municipal seja aprovado na Assembleia Municipal. Este será o primeiro  objectivo para 2013, que por simpatia trará um grande investimento na área desportiva no Autódromo.  Vamo-nos obrigar em 2013 a fazer muito mais pelo combate à sinistralidade rodoviária, não só no Maputo, como no País.

Qual é a sua expectativa em termos de melhoria da qualidade das competições comparativamente ao ano passado?

A resposta a esta pergunta está subjacente ao que afirmei anteriormente, sobre o Projecto de Desenvolvimento do Autódromo.

Sabemos que o ATCM tem um ambicioso projecto de construção de uma cidadela na zona do Costa do Sol, será que no presente ano esse projecto já tem pés para andar?

O projecto não é na zona da Costa do Sol. É precisamente nos nossos terrenos junto ao Autódromo, na Marginal. Já temos os investidores que apresentaram os projectos, que a Direcção levou a uma Assembleia Geral Extraordinária, onde foi aprovado pelos sócios presentes por unanimidade. Só falta de facto que a Assembleia do Conselho Municipal da Cidade do Maputo, aprove. Bastando para tal que apreciem o parecer do MICOA.

 

DIFÍCIL RELAÇÃO COM O GOVERNO

 

Qual é a sua opinião em relação ao ambiente que se vive no desporto motorizado? Acha que o Governo tem dado atenção a esta actividade desportiva?

 Preferimos proteger o nome do Governo e dizer isso sim. Mas que há elementos seniores que pertencem ao Governo, que se estão a portar muito mal, isso sim.

Efectivamente o ambiente não é dos melhores, sobretudo porque alguns indivíduos, têm como prioridade a criação das figuras “ownerclub” e “ownerfederation”, para enricarem e não para servirem a modalidade.

O actual Ministro da Juventude e Desportos precisa de fazer um árduo trabalho, para que não deixe acontecer algumas decisões completamente descabidas, como aconteceram nos últimos tempos. Ế descabido um sénior do Ministério da Juventude e Desportos autorizar uma Agência de Viagens organizar eventos desportivos à revelia de tudo e todos. Alegando que «talvez precisem desse tipo de eventos, para melhorar a sua capacidade financeira». Agora imagine-se o ATCM ou qualquer outro Clube de Desporto-Motorizado vender geleiras ou casas.Para melhorar a sua tesouraria… Assim como descabido é, um outro sénior do Ministério da Juventude e Desportos dizer que «épertinente, constituir-se urgentemente a Federação de Desporto Motorizado por causa dos Jogos Africanos e depois o COJAreprova e aconselha o ATCM ir a seus custos, organizar uma demonstração a Nampula, na mesma altura…! A propósito desta afirmação gostaríamos de lembrar que o Desporto-Motorizado é praticado em toda África!!! Pois o Ministério da Juventude e Desportos como anfitrião, ao contrário doNetball que em África quase ninguém o pratica, não conseguiu convencer as partes a integrarem a modalidade, nem que fosse para demonstração. Mas…para o “inglês ver” conseguiu-se constituir uma Federação tipo “enchidos”. Ou seja: Precisa-se de gente séria na governação e gestão, planificação e execução no Ministério da Juventude e Desportos, que como se sabe tem como seus dirigentes o Ministro, o Vice- Ministro, os Directores e não só o Ministro, como quiseram fazer crer, que quem responde pelo Ministério é só o Ministro. Desejamos muita saúde ao INADE em 2013 e bom trabalho.

Como está a troca de experiência com outros países?

O Desporto-Motorizado tem que voltar a ser credível e dirigido por pessoas com conhecimentos, atitude, seriedade, honestidade, personalidade e não por foras da lei, que organizaram provas como Clubes que eram (?) mas sem estarem legalizados ou por indivíduos esquizofrénicos que por padecerem de perturbações sociais não podem ser dirigentes desportivos e ou federativos.

Qual é a situação do vosso património?

Já dissemos e fizemos o que julgamos ter que fazer, para sensibilizar os nossos dirigentes a devolverem-nos o património que não foi nacionalizado, mas tiraram-no no Maputo, Beira, Sofala e Quelimane. Fizemos exposições ao ex-Primeiro Ministro, Procurador-Geral da República, Ministro das Obras Públicas e Habitação, ex-Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Eneas Comiche para sensibilizar os nossos dirigentes a devolverem-nos

Qual o seu comentário sobre a Federação de Desporto Motorizado de Moçambique?

Os Clubes como o ATCM, Motor Clube da Beira, Motor Club de Tete, Xithuthuto Motor Club de Gaza e Wanga Racing Club da Matola, aguardam a decisão do Governo via, Ministério da Juventude e Desportos. Só depois é que vamos recorrer ou não ao Tribunal Administrativo. Isto se até lá não me derem cabo do cangote, ou seja, não nos aniquilarem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo