Início » Renasce regadio de Munda-Munda

Renasce regadio de Munda-Munda

Por Idnórcio Muchanga

Cerca de 75 por cento das obras de reconstrução do regadio de Munda-Munda, distrito da Maganja da Costa, na província da Zambézia, foram executados. Trata-se de um empreendimento avaliado em 300 milhões de Meticais e vai beneficiar directamente 525 famílias.

As obras incluem a reconstrução de uma vala de drenagem e controlo de inundações, cobrindo 3 mil hectares de produção agrícola, na planície do rio Munda-Munda. O regadio vai ainda beneficiar da construção do canal de entrada de água e comportas, bem como a construção de infra-estruturas de irrigação e respectivos sistemas de controlo.

A expectativa do Governo é que o regadio de Munda-Munda, uma referência nacional na produção do arroz, eleve os níveis de produtividade actuais de uma tonelada por hectare, para 10 toneladas no mesmo espaço, sendo seis na primeira época agrícola (Novembro-Maio) e os restantes quatro na segunda época (Julho-Outubro), podendo gerar por campanha uma renda bruta na ordem de 100 milhões de Meticais.

O ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, visitou quinta-feira passada as obras de reconstrução do regadio de Munda-Munda, tendo constatado que deverão ser concluídas até Dezembro do ano em curso. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana