Início » Reactivado parlamento infantil de Báruè

Reactivado parlamento infantil de Báruè

Por admin

Duzentos mil meticais é quanto a Save de Children, uma organização internacional com sede em Londres, gastou na reactivação do Parlamento Infantil (PI) distrital de  Báruè, na província de Manica.

Criado em 2006, o órgão ficou durante muitos anos inoperacional naquela parcela do país, facto que contribuiu para o não cumprimento do tempo de mandato estabelecido por lei. Havendo necessidades de contribuir na defesa e divulgação dos direitos e deveres da criança, a Save de Children em parceria com o governo revivificou este órgão com o objectivo de defender e divulgar os direitos das crianças numa altura em que aumentam casos de violações e assédio sexuais, tráfico de órgãos humanos, trabalho infantil, casamentos prematuros, entre outros males que afectam os petizes.

A revitalização do núcleo aconteceu no decurso da segunda sessão do Parlamento Infantil distrital, que teve lugar, semana passada, com a duração de dois dias, na qual foram eleitos os novos corpos directivos para os próximos dois anos. Na circunstância, as crianças elegeram, para o cargo de presidente, Adriana Eusébio com 32 votos, Jemusse Donaz, para primeiro
vice-presidente, com 13 votos, enquanto Filomena Lázaro ocupou a posição de segunda vice-presidente, com dois votos.
Estiveram na segunda sessão parlamentar 60 crianças delegadas oriundas dos postos administrativos e localidades daquele distrito, em representação das comunidades onde cada uma reside.

 Na hora de tomada de posse, Adriana Eusébio disse que a principal aposta para os próximos dois anos é a difusão dos direitos e deveres das crianças, actividade que será alargada para as zonas mais recônditas do distrito. “ Para mim, os próximos dois anos serão para ensinar e aprender dos outros sobre os nossos direitos e deveres. Temos visto muitas crianças a sofrerem por não saberem que são protegidas por lei. Iremos às comunidades para conversar com os nossos amiguinhos sobre estas matérias, disse Adriana.
O oficial de programas na Save de Children no distrito de Báruè, Jone Francisco, reiterou que com o ressurgimento do PI as
crianças terão a oportunidade de reflectir sobre os problemas que afectam esta camada infantil. Joe referiu que, à semelhança de Báruè, o distrito de Guro também possui um núcleo de deputados de palmo e meio que funciona há vários anos. Aliás, de acordo com a nossa fonte, este parlamento esteve reunido há dias na sua 4ª sessão ordinária onde, também, estiveram presentes 60 crianças.

Haverá mais diálogo entre o Governo e PI

Intervindo na abertura da segunda sessão parlamentar, o administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias, disse que com o ressurgimento do órgão, estão criadas condições para que haja diálogo entre o governo e as crianças representadas pelos novos órgãos directivos em actividade naquela parcela do país. Para Zefanias, falar dos direitos das crianças é falar do futuro, pois

‘A criança é o garante da continuidade do desenvolvimento do país’.

Aquele governante lembrou que os fenómenos de HIV/ Sida, violência, abuso sexual contra a criança, malária e outros males concorrem para a pobreza absoluta colocando em causa o desenvolvimento integral da criança. Por isso “ é preciso que conheçam os seus direitos para que possam reclamá-los quando forem tratados injustamente.

Entretanto, lembrou quecomo crianças que são precisam dos adultos. O amor, carinho e a assistência são necessários para se assegurar um bom crescimento, bem como o desenvolvimento da personalidade sã e livre de traumatismo.

Por seu turno, o representante da directora provincial da Mulher e Acção Social de Manica, Eugénio Tinache, referiu que durante os dois últimos anos foram promovidos em toda província 10 encontros do parlamento infantil e criados outros parlamentos nos distritos de Sussundenga, Machaze, Macossa, Mossurize e Manica. Embora se tenha logrado algum sucesso, Tinache reconhece que ainda é visível a existência  de crianças perdidas, desamparadas e afectadas pelo vírus do HIV/ Sida, necessitando deste modo, alimentos, abrigo condigno e materiais de compensação e de educação especial. Para tal, conforme referiu, o governo continua comprometido na busca de esforços para promoção do bem-estar da criança contando com a contribuição de todos.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana