Início » Quais as principais conquistas das mulheres?

Quais as principais conquistas das mulheres?

Por Idnórcio Muchanga

Celebrou-se, sexta-feira, 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher. A data, instituída por volta de finais do século XIX e início do século XX, nos Estados Unidos e na Europa,é lembrada como uma luta feminina por melhores condições de vida e trabalho.

domingo saiu à rua e conversou com alguns cidadãos que acreditam em grandes avanços desde então. No entanto, consideram a violência contra a mulher como um dos maiores desafios actuais.

Já não estão na sombra

‒ Mércio Janela, trabalhador

Durante séculos a mulher ficou na sombra, menosprezada. Entretanto, com a sua persistência e luta, conseguiu ganhar inclusão na sociedade, no trabalho e alcançou grandes lugares.

Em Moçambique, particularmente, vemos várias mulheres a brilharem em grandes cargos. E mesmo no Exército elas chegam também a ser chefes. O mais interessante nisto é que continuam a fazer bem o seu papel de mãe, esposa. São incríveis e merecem sempre o melhor.

Têm mais expressão

‒ Neide Munguambe, estudante

As mulheres estão em tudo, inclusive em postos que eram considerados masculinos. Actualmente, estão a ter direito à palavra e à liberdade de expressão. O exemplo disto é o que se vê em alguns programas nacionais e internacionais onde mulheres falam de assuntos políticos, contundentes, que apenas os homens se debruçavam sobre os mesmos.

Acho que estamos no bom momento. Provando que os homens e as mulheres têm as mesmas potencialidades, só precisam de ser exploradas.

Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana