Cerca de 172 mil pessoas estão em risco de serem afectadas por vários fenómenos climáticos, nomeadamente cheias ou inundações, ventos fortes e secas, que poderão se fazer sentir durante a época chuvosa que inicia amanhã, na província de Maputo.
Para atender a preocupação, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em Maputo, dispõe neste momento de diversos bens avaliados em cerca de 25 milhões de Meticais.
Trata-se de tendas, tanques, mantas, cereais, entre outros artigos para atender as vítimas. Esta quantidade não é suficiente para responder à demanda, pois, segundo a delegada do INGD, em Maputo, Sara Matches, a província precisa de cerca de 85 milhões de Meticais.
Sara Matches, que falava durante a sessão de aprovação do Plano de Contingência da Província de Maputo 2025-2026, disse ainda que existem disponíveis embarcações para dar a resposta de qualquer eventualidade de busca e salvamento durante o período chuvoso.
De referir que segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, apresentados hoje, na Matola, a província de Maputo poderá registar chuvas normais com tendência para acima do normal. Situação diferente poderá se registar no distrito de Magude, afectada pela seca, onde prevê-se pouca chuva.