Início » Protecção de civis: Moçambique está a fazer a sua parte

Protecção de civis: Moçambique está a fazer a sua parte

Por Idnórcio Muchanga

Moçambique tem vindo a cumprir a sua parte em matéria de protecção da população civil nas zonas afectadas pelo terrorismo.
Com efeito, segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, o governo está a implementar programas de desenvolvimento comunitário privilegiando jovens e população vulnerável.

Aliás, no mesmo contexto foram criados no país 50 centros de reassentamento das pessoas deslocadas que não têm possibilidade de voltar às zonas de origem ou de serem acolhidas por familiares.
Nestes locais está em curso a reposição de infra-estruturas básicas, cuja conclusão levará ainda algum tempo, tendo em conta a magnitude das destruições.
Explicou que devido ao clima de segurança que se vive nas zonas afectadas, pelo menos três mil deslocados retomaram às suas aldeias, onde paulatinamente estou a envolver se na produção.
Filipe Nyusi, intervinha hoje no debate aberto sobre protecção de civis em zona de conflitos armados, evento do qual participou a convite do seu homólogo da Confederação Suiça, Alain Berset, cujo país assume actualmente a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS-NU).

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana