Início » Presidente Nyusi saúda jornalistas

Presidente Nyusi saúda jornalistas

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem aos profissionais da comunicação social pelo 11 de Abril, o Dia do Jornalista Moçambicano, data em que também se assinala a passagem do 44º Aniversário da criação do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).

Na sua missiva, Filipe Nyusi refere que a comunicação social moçambicana, como actor relevante da sociedade, tem dado o melhor de si, mostrando sempre o seu profissionalismo e sentido humanitário na divulgação de informacões de aviso prévio sobre a aproximação de fenómenos meteorógicos que assolaram o país nos últimos tempos, contribuindo assim para se evitar mais perdas de vidas humanas destruição de bens das populações.

Para o Chefe do Estado, o jornalista moçambicano esteve sempre na linha da frente e foi um verdadeiro campeão na divulgação de informações sobre as medidas de resposta à pandemia da Covid-19 e sobre a sua evolução a nível interno e internacional.

“Os nossos profissionais de Comunicação Social, com a devida responsabilidade e sentido patriótico têm feito conhecer à nação moçambicana e ao mundo e com elevado nível de objectividade as notícias sobre as acções das nossas briosas Forças de Defesa e Segurança (FDS), contra o terrorismo e extremismo violento em alguns distritos da província de Cabo Delgado”.

Acrescentou que “ao celebrarmos o seu dia encorajamos aos profissionais desta classe a prosseguirem com vigor, o processo em curso de revitalização dos Comités Locais do Sindicato Nacional do Jornalismo como actores principais, que culminará com a realização da Sétima Conferência Nacional. Que esta ocasião sirva para uma reflexão e acção, visando encontrar soluções aos desafios, sempre presentes no dia-a-dia do exercício da sua nobre profissão”.

Exortou, igualmente aos Profissionais da Comunicação social moçambicana a não se auto-excluirem do processo de desenvolvimento tecnológico, abraçando as mais modernas plataformas de informação e comunicação para a divulgação de conteúdos

noticiosos e educativos da sociedade que contribuam, também, para elevar a condição económica, social e cultural do país.

“O meu Governo continuará empenhado em facilitar o crescimento do sector, seja ela  a comunicação pública ou privada, para que que os profissionais da Comunicação Social encontrem um ambiente propício para o exercício das suas actividades”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana