Início » Presidente Nyusi endereça condolências pela morte de Dom Alexandre

Presidente Nyusi endereça condolências pela morte de Dom Alexandre

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República, Filipe Nyusi endereçou uma mensagem de condolências à Igreja Católica pela morte, ontem, do Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Maputo.

“Moçambique perdeu um dos seus melhores filhos que se destacou no mundo pelo seu empenho para o bem da humanidade independentemente da posição social, raça, ou outras formas de distinção. O seu humanismo, alto sentido de ética e cidadania, fizeram do Cardeal Dom Alexandre um combatente do mundo e para o mundo, que apostou na educação dos cidadãos como um meio de promoção da igualdade, fraternidade entre os Homens”, lê-se na mensagem.

Acrescenta que foi imbuído de valores universais que Dom Alexandre impulsionou a criação de instituições de Ensino Superior da Igreja Católica, assim como a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Mãe de África, da Arquidiocese de Maputo, que apostam no ensino humanista para a construção de um mundo cada vez mais justo e harmonioso.

O Chefe do Estado realça ainda que o falecido encarnou um elevado sentimento patriótico ao aderir o processo de pacificação de Moçambique, porque compreendeu que irmãos do mesmo país não se deviam digladiar por motivos que pudessem ser resolvidos pelo diálogo”.

Clérigo de mais alto escalão da Igreja Católica, Dom Alexandre começou a sua missão religiosa ainda muito cedo.

Segundo o Presidente, a sua obra e legado, construídos durante o seu longo percurso não caberiam numa simples mensagem. “Por isso, cabe nós honrá-lo e valorizar os seus feitos, consolidando a paz, concórdia, igualdade e amor ao próximo”.

“Neste momento de dor, queremos agradecer, em nome do povo moçambicano, e no meu próprio, por todo o sacrifício, todo o ensinamento, toda a paciência e toda a disponibilidade que o Cardeal Dom Alexandre sempre teve por Moçambique, pelos moçambicanos, esquecendo-se de si próprio para dedicar-se ao bem-estar dos outros irmãos”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana