Início » Presidente Guebuza inaugura parque de montagem de automóveis

Presidente Guebuza inaugura parque de montagem de automóveis

Por admin

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou hoje o primeiro parque de montagem de automóveis do país, denominado Matchedje Motors, o primeiro a ser construído de raiz desde 1975, ano em que Moçambique tornou-se independente.

Com um investimento orçado em 150 milhões de dólares, o parque foi estabelecido num terreno de cerca de 20 mil metros quadrados, há sensivelmente três anos, na zona da Machava – Sede, município da Matola, sul do país.
Matchedje, nome das primeiras zonas libertadas do colonialismo português, no distrito de Sanga, província nortenha de Niassa, é uma marca de automóveis a serem montados naquele Parque, que resulta de um investimento conjunto entre o Estado moçambicano e a empresa China Tong Jian Investiment.
Numa primeira fase, serão produzidas quatro a cinco viaturas diárias, esperando se atingir, até ao final deste ano, uma produção de 22 a 24 viaturas por dia.
Para Guebuza, a inauguração do Matchedje Motors constitui um passo inadiável para o desenvolvimento e robustez da cadeia de valor da indústria automóvel no país.
Temos a plena certeza que, com a capacidade criada, a Matchedje Motors vai contribuir para o aumento da oferta de meios para o transporte público e privado e interligações interprovinciais”, disse.
Dadas as oportunidades que o Matchedje Motors apresenta, segundo o Chefe do Estado, o empresariado do país vai colher dividendos no projecto.
Também está aberto a participação do empresariado estrangeiro”, frisou.
Com cerca de 400 funcionários, entre engenheiros mecânicos e o pessoal administrativo, o Matchedje Motors vai montar viaturas todo-o-terreno, autocarros e “scooters” eléctricas.
Neste momento, o parque de montagem de automóveis tem reservadas 20 viaturas todo-o-terreno, encomendadas por particulares e empresas moçambicanas.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana