Início » Presidente da República inaugura museu de pescas

Presidente da República inaugura museu de pescas

Por admin

O Presidente da República, Armando Guebuza, inaugurou, hoje, em Maputo, o Museu de Pescas, localizado na baixa da cidade de Maputo, junto ao Porto de Pesca, uma instituição que irá contribuir para salvaguardar o património cultural pesqueiro, através da pesquisa, recolha, preservação, conservação e divulgação da história da pesca no país.

Guebuza desafiou, durante a inauguração da infra-estrutura, às autoridades gestoras do museu a efectuarem o seu papel na educação das comunidades sobre aspectos pesqueiros, bem como atrair muitos moçambicanos para este trabalho, para que o país “sonhe” com um futuro em que a pesca e a aquacultura sejam cada vez mais competitivas.

Temos que fazer da pesca e aquacultura actividades cada vez mais rentáveis do ponto de vista comercial, desportivo e recreativo”, disse.
Aquela infra-estrutura foi orçada em cerca de cinco milhões de dólares americanos, valor desembolsado pelo governo moçambicano, em parceria com o governo da Noruega.

No âmbito das suas atribuições, o Museu de Pesca deverá, na área científica, realizar estudos que visem recuperar informação histórica e sócio – cultural sobre a pesca e, na área técnico-artística, recuperar e divulgar as técnicas sobre a evolução da tecnologia de pesca e do pescado.

Por seu turno, a embaixadora da Dinamarca, Mette Masst, considerou o Museu de Pescas um testemunho duma longa cooperação entre Noruega e Moçambique para o desenvolvimento que data desde longos anos.

 “O Museu de Pescas deverá contar a história de Moçambique sobre as pescas. Deverá mostrar, informar, formar e educar as comunidades. O Museu não deve ser algo estático. Por isso, queremos continuar a apoiar, para que possamos ver o Museu rico e acolhedor, educativo e bem equipado”, disse Masst.

Idnórcio Muchanga

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana