Início » Preocupações na bacia do Save e Púngue

Preocupações na bacia do Save e Púngue

Por admin

A região Centro e Sul do país continuam sob alerta em relação a subida dos níveis hidrométricos. A Direcçao Nacional das Aguas (DNA), prevê para o fim-de-semana, a descida dos níveis das águas no Púngue-sul e subida em Mafambisse. Entretanto, na bacia do Save prevê-se oscilação dos níveis com ameaças de manter-se acima do alerta na Vila franca do Save.

Enquanto isso, a bacia do Zambeze manteve o incremento do volume de escoamento, particularmente, no baixo Zambeze onde a previsão até hoje, domingo, nas estações de Mutara, Caia e Marromeu é de acima do alerta.

Na zona Sul, persiste a ameaça de cheias. Na província de Gaza, a DNA prevê que o nível hidrométrico da bacia do Limpopo, em Chókwe mantenha-se, até fim- de- semana, acima do alerta com tendência a subir devido a propagação do pico de caudal de Combomune.

Enquanto isso, no norte do país, o rio Lugenda em Congerenge regista oscilação dos níveis hidrométricos o que permitiu a previsão de manter-se acima do alerta até hoje, domingo.

Segundo o DNA, as outras bacias hidrográficas do país registaram, até semana finda, níveis oscilatórios situando-se abaixo do alerta, situação esta que foi prevista como inalterável até hoje.

 

Previsão hidrológica

da semana finda

Ao longo da semana passada as bacias da região Centro do país mantiveram-se com os seus níveis hidrométricos acima do alerta com tendência a subir em alguns pontos e baixar noutros. Nesta região, o destaque foi para a estacão do Pungue-sul que na manha de quarta-feira superou o alerta em 1.24 metros com tendência a subir de nível.

Dados cedidos pela Direccao Nacional das Águas revelam ao longo da semana finda que as bacias hidrológicas da zona sul mostraram uma tendência de subida dos níveis, tendo algumas zonas atingido níveis acima do alerta, mas com tendência ligeira de baixar.

As previsões dão conta que até sexta-feira a rede nacional de observação hidro- climatológica registou precipitação. Na bacia de Púngue, em Púngue-fronteira a precipitação atingiu 46.8 milímetros, enquanto isso na bacia do Zambeze, o Revúbue registou 144 milímetros. Na região de Zumbo, a ocorrência foi de 44 milímetros e Tete com 24 milímetros.

 

Luísa Jorge

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana