TEXTO DE BERNARDO JEQUETE
Cinco Pequenas e Médias Empresas (PME) estabelecidas em Manica receberam, hoje, um prémio de 50 mil dólares americanos, equivalente a mais de três milhões de meticais, do concurso “Prémio Desafio de Inovação” lançado pelo Portfólio de Diversificação Económica.
Trata-se de um certame promovido por uma plataforma gerida pela Agência de Desenvolvimento de Manica (ADEM) que recebeu o financiamento de 250 mil dólares do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e as empresas vencedoras operam nas áreas de café, tomate, transporte e logística, turismo e comercialização.
As cinco vencedoras foram selecionadas entre 150 PME que participaram do concurso, lançado em Setembro deste ano e os organizadores referem que o prêmio visa contribuir para o aumento de emprego e receitas, e consequentemente, desenvolver as empresas maioritariamente lideradas por mulheres que tem dificuldades de ter acesso ao financiamento na província.
A governadora de Manica, que orientou a cerimónia de entrega dos cheques, encorajou as empresas a inovar e desenvolver as suas actividades para alavancar a economia nacional e local.
“Fico feliz por ver três mulheres entre os premiados”, disse.De acordo com Francisca Tomás, o prémio é uma oportunidade para as empresas vencedoras impulsionarem os seus negócios e contribuírem para o desenvolvimento econômico da província.
A governadora também destacou a importância das empresas inovarem cada vez mais, visando o crescimento da economia das empresas e do país por meio de impostos que poderão contribuir aquando da implementação dos seus projectos.

