Início » Prédios à beira do colapso

Prédios à beira do colapso

Por Hercília Marrengule

O cheiro forte denuncia o que os olhos já não conseguem ignorar. O chão húmido e os degraus de betão rachados geram desconforto a cada passo. Os corredores estão às escuras, afinal, quando as lâmpadas são instaladas desaparecem pouco tempo depois. O elevador deixou de funcionar há tantos anos que se não fosse a imagem de uma ruína de metal no meio do edifício, ninguém mais lembraria que um dia funcionou. As escadas da saída de emergência são tão frágeis que ninguém mais se atreve a usá-las. Viver nestas condições transformou-se num “acto de resistência”.

No rés-do-chão, onde outrora funcionava uma delegação do Instituto Nacional de Acção Social (INAS), na cidade de Maputo, uma fossa entupida verte águas negras para o passeio e infiltra-se em áreas comuns. “Isso está assim há mais de uma década. Já enviámos cartas à edilidade, à vereação e até ao próprio INAS. Nada. Nunca nos deram resposta”, lamenta um dos residentes.

Sem alternativas, tentam de tudo para solucionar o problema. “Chamámos empresas privadas para desentupir as fossas, mas são soluções paliativas. Este problema exige uma intervenção de fundo”, explica outro morador.

Enquanto isso, os problemas multiplicam-se. As janelas já não têm nenhuma vedação, tornando os espaços que permitem a circulação entre os andares locais inseguros. O cenário retrata o edifício número 116, na rua Consiglieri Pedroso, no coração da baixa da cidade. Mas este é apenas um entre tantos. É que, volvidas quase cinco décadas desde a nacionalização de cerca de 70 mil imóveis urbanos, a 24 de Julho de 1976, vários prédios habitacionais da capital do país estão a ruir.

Infiltrações causadas por redes de canalização obsoletas e sistemas de drenagem inoperacionais são apenas alguns dos problemas que inquietam os moradores. Aliás, mais do que a imagem desgastada, vários prédios escondem perigos quase invisíveis, muitas das vezes em resultado da negligência e abandono. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana