DestaqueNacional

PR defende vantagens mútuas entre africanos e europeus

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu esta tarde em Bruxelas, uma cooperação mutuamente vantajosa entre a Europa e África.

Filipe Nyusi falava hoje em Bruxelas num painel de Alto Nível, organizado pelo Conselho Corporativo Europeu, sob o tema “African Leaders for Change”, encontro enquadrado no âmbito da Cimeira África – Europa.

Na ocasião, o estadista moçambicano disse que os desenvolvimentos futuros nos dois continentes, incluindo na esfera económica estão intimamente ligados. Portanto, trabalhar em conjunto numa parceria equitativa é de interesse de ambos os lados, trocando oportunidades valiosas, mas também desafios”.

Entre vários desafios apontou para a necessidade de se passar da retórica a acção, ou seja, começar-se a ver resultados concretos do que foi acordado no fim de cada cimeira.

“A parceria pressupõe que nos tratemos como iguais, demonstrando respeito mútuo, mesmo quando não convergimos na forma de abordagem dos assuntos”, disse o Chefe do Estado moçambicano acrescentanto que: “Notamos com satisfação o interesse que os países europeus têm em cooperar com africanos, pois, reconhecem que o continente africano deixou de ser de que se fala, mas com quem se fala”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo