Início » Poupança constitui desenvolvimento socioeconómico

Poupança constitui desenvolvimento socioeconómico

Por admin

O governador do Banco de Moçambique (BM), Ernesto Gove, disse hoje, em Maputo, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Poupança, que a poupança constitui um instrumento-chave para o desenvolvimento socioeconómico do país, por ser promotor da auto-suficiência financeira das sociedades.

Segundo o Gove, um país com um sistema de poupança organizado fica auto-suficiente e menos dependente da ajuda externa e, por conseguinte, em perfeitas condições de planificar os projectos do futuro.

A poupança é tradição dos moçambicanos, a título de exemplo aquando da produção agrícola os excedentes gerados nas machambas são guardados nos celeiros para os momentos difíceis.

Esse é um óptimo exemplo de poupança e, como sabemos, essa é forma inicial. Traduzindo isso para o contexto financeiro estaremos a potenciar o país, trazendo o que é prática no sector informal ao formal”, explicou Gove.

Para depois acrescentar que o exercício de criação de poupanças é importante investir em coisas produtivas como é o caso da abertura de um negócio, compra de alfaias agrícolas, entre outras acções, e não em coisas de consumo imediato.

O primeiro tema que escolhemos para o nosso programa de educação financeira é poupança. Na verdade, poupar é bom. É bom que cada um tenha uma conta bancária para depositar as suas poupanças. Isso é bom para cada um, é bom para todos, é bom para o país”.

 Aliás, é sabido que hoje as operações de movimentação de dinheiro também podem ser feitas mesmo onde não haja bancos. Pode-se usar computador ou telefone, pois a aspiração é que muitos moçambicanos beneficiem dos serviços bancários. A isso chama-se inclusão financeira.

Entretanto, Philipp Schauer, embaixador da Alemanha, disse, na ocasião, ser importante que as pessoas desenvolvam mecanismos conducentes a uma poupança dos seus rendimentos, mas é importante que os bancos comerciais também criem um ambiente atractivo para que as pessoas procurem pelos seus serviços.

O Dia Mundial da Poupança, que acontece no último dia útil do mês, passará a ser celebrado todos os anos e diversas actividades que vão desde palestra, encenação teatral, entre outras acções.

Idnórcio Muchanga

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana