Início » População desesperada

População desesperada

Por admin

A população e utentes daquela via contaram ao domingo que a situação não lhes dá sossego, uma vez que nunca sabem se vão conseguir chegar  ao destino sem que aconteça alguma fatalidade.

Os que mais sofrem e também correm perigo “a dobrar” são os revendedores que compram suas mercadorias na cidade de Maputo e as famílias que fazem o seu rancho do outro lado, pois estes têm de pagar o “chapa” que lhes leva até às margens do rio e depois aos carregadores. Caso não tenham dinheiro são obrigados a fazer “viagens” de ida e volta com a mercadoria na cabeça.

Edgar Langa, falando à nossa Reportagem, começou por dizer que é triste descrever o que se vive na ponte. Há dias o acesso estava fechado porque o nível das águas era maior, nós que não temos alternativa tivemos que nos aventurarmos. Quase fui arrastado quando tentava passar com a minha motorizada, a minha sorte foi porque estavam jovens perto e prontificaram-se a ajudaram.

Outro utente que também descreve o cenário vivido no local com angústia é Armando Sitoe, que, devido ao emprego, é obrigado a arriscar sua vida duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Para ele, a situação é mais preocupante no período nocturno, altura em que famílias já voltaram das suas machambas e os “chapas”, devido ao perigo do local, deixam de circular.“Está a morrer muita gente neste local, estão a dizer para passar da ponte da linha férrea, quem vai ter coragem, numa noite e sozinho, seguir aquela linha férrea? As autoridades já tiveram tempo suficiente para solucionar o problema. Se nós os adultos estamos assim….imagina as nossas crianças que estudam do outro lado”, lamentou.

Por sua vez, Ana Moisés lamentou o facto de a ponte continuar naquele estado depois de tanto tempo, pior agora que os alunos estão na fase dos exames finais e com a tendência da subida dos níveis das águas.

“Sair da nossa aldeia de “chapa” e descer aqui para atravessar o rio é muito difícil para nós, sobretudo as crianças que vão à escola. Só para ver o quão é complicado, compramos os produtos na vila, voltamos para aqui e alguns arriscam-se atravessando com a mercadoria e outros pagam 20 a 25 meticais para leva-la para outro lado. Isto é assim todos os dias”,disse.   

Por seu turno, os transportadores semicolectivos estão prejudicados, uma vez que com este cenário as receitas diminuíram, o que faz acumular ainda mais os danos. “Acumulamos prejuízos todos os dias, por exemplo, há dias o meu carro partiu uma mola no meio daquelas águas quando vinha da vila de Boane para Massaca. Estava lotado, conseguem imaginar o cenário com os passageiros no carro?! Graças a Deus ninguém se feriu, mas aquilo serviu de aviso, razão pela qual prefiro fazer poucas viagens neste lado ao invés de entrar naquele curso de água”, disse António Jerónimo.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana