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PONTE MAPUTO-KATEMBE: Construção de viadutos transforma zona da Malanga

Por admin

A construção de viadutos de acesso à ponte Maputo-KaTembe, no eixo Norte, está a dar um novo panorama urbanístico ao bairro da Malanga, na cidade de Maputo. As obras, que de certo modo vão condicionar o tráfego rodoviário ao longo dos próximos tempos, já se encontram a bom ritmo, tendo implicado, nos últimos dias, a interdição de uma das faixas de rodagem da Avenida da ONU, junto à barreira da Malanga, onde foram colocados tapumes.

Soubemos que o projecto, que faz parte da edificação da maior ponte desde a Independência Nacional, orçada em 785 milhões de dólares, compreenderá dois viadutos para ramais de circulação, sendo um de acesso e outro de saída, os quais estarão ligados à Avenida 24 de Julho.

O ponto de intercepção entre a 24 de Julho e os viadutos em construção estará próximo da entrada da rotunda da Praça 16 de Junho, onde termina uma das mais movimentadas vias de acesso para o centro da capital.

O viaduto do lado esquerdo, para quem quiser aceder à ponte, vindo do Alto Maé, estará colocado junto ao recinto do Instituto de Transportes e Comunicações e o do lado direito, que servirá para entrar na 24 de Julho, passará por cima do actual mercado Nwankakane.

Para quem vem da KaTembe, saindo da ponte, terá três possibilidades em termos de vias, sendo que uma levará o automobilista a seguir o actual nível da Avenida da ONU e poder entrar para a Avenida do Trabalho.A outra possibilidade, para quem quer aceder à Estrada Nacional Número Um, poderá passar por cima da rotunda menor, existente junto da vedação do recinto dos CFM, seguir na direcção da estrada de acesso ao Porto de Maputo, na zona da antiga Brigada Montada, próximo do supermercado Mega Cash & Carry, percorrendo uma via que vai ser construída desde a Pousada, passando por detrás do Hospital Geral José Macamo.

 

De referir que esta via terá continuidade para fazer a ligação com a Estrada Nacional Número 4, cujo ponto de intercepção estará localizado na zona do bairro Luís Cabral, próximo da primeira ponte aérea destinada à travessia de peões.

A terceira possibilidade será através de um dos acessos para a ponte, o qual ficará localizado entre as duas rotundas da zona da Malanga, via destinada a facilitar os automobilistas que venham da EN1, usando a estrada que  se vai estender junto do recinto dos CFM.

Para a construção da via que passará defronte da Pousada dos CFM, foi realizada grande parte dos reassentamentos, estando por transferir poucas residências da empresa ferroviária, situadas junto do Instituto Nacional de Comunicações.Outra zona que vai implicar a transferência de famílias está situada no bairro Luís Cabral, para quem se dirige para a Portagem de Maputo, próximo das instalações da agência de viaturas da marca Volvo, com vista a permitir a construção de dois ramais de acesso à EN4.

 

Um dos ramais de acesso para a futura ponte, para o tráfego proveniente da Matola, terá um viaduto na zona do Luís Cabral, que atravessará por cima da Estrada Nacional Número 4.

De referir que este megaprojecto é co-financiado pelos governos de Moçambique e da China, estando as obras a cargo da empresa chinesa China Road & Bridge Corporation.

Texto de Benjamim Wilson

benjamim.wilson@snoticicas.co.mz
Fotos Inácio Pereira
 

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