Nacional

Ponte Kassuende está operacional

A segunda ponte construída sobre o rio Zambeze, na província de Tete, ligando as regiões de Mpadué e Benga, já se encontra operacional há sensivelmente um mês, facto que tem contribuído para a diminuição da pressão sobre a histórica Ponte Samora Machel.

Localizada a cerca de cinco quilómetros a jusante da Ponte Samora Machel, tem de cumprimento 715 metros, 14.80 de largura, a entrada em operação do empreendimento representa um marco deste ano de 2014 que está prestes a findar.

O tráfego pesado que, inevitavelmente atravessava o município de Tete, tem a circular pela ponte de Benga, tendo deixado de submeter em risco a Ponte Samora Machel.

Trata-se de um empreendimento que representa estratégico para a mobilidade na zona Centro do país, visto que a província de Tete faz fronteira com três países vizinhos, Malawi, Zâmbia e o Zimbabwe, de onde são escoados via terrestre muitas mercadorias.

O orçamento daquele empreendimento, iniciado em 2011, é de 105.263.158,00 euros, tendo incluído a reabilitação de 260 quilómetros de estradas, ligando a cidade de Tete às regiões fronteiriças.

As obras estiveram a cargo de um consórcio português, nomeadamente Mota-Engil, Soares da Costa e a Opway, tornando-se num empreendimento que irá, igualmente, contribuir para dinamizar a economia de Tete.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo