Início » Peter Mutharika é o novo presidente do Malawi

Peter Mutharika é o novo presidente do Malawi

Por admin

Peter Mutharika do DPP, tomou ontem posse, como novo presidente do Malawi, substituindo Joyce Banda, depois de ter sido declarado, na noite de sexta-feira, como vencedor das  eleições presidenciais do passado dia 20 de Maio.

Peter Mutharika, 74 anos, ganhou as eleições com um milhão, 904 mil e 399 votos correspondentes a 36.4 por cento, seguido de Lazarus Chakwera do MCP, que obteve um milhão, 455 mil e 880 votos correspondentes a 27.8 por cento. Em terceiro lugar posicionou-se, Joyce Banda, do Partido Popular com 20.2 por cento ao somar um milhão, 56 mil e 236 votos.Os resultados das eleições legislativas e municipais serão divulgados nos próximos dias, mas já há informações segundo as quais o MCP, de Lazarus Chakwera, ganhou a maioria no Parlamento.De acordo com a Comissão Eleitoral, a afluência às urnas foi de 70 por cento correspondentes a cerca de cinco milhões de eleitores dos sete milhões e quatrocentos mil inscritos.O anúncio dos resultados foi feito pela presidente da Comissão Eleitoral, Maxon Mbendera.Deste modo fica ultrapassado o impasse eleitoral que dominou o país desde as polémicas eleições do passado dia 20 de Maio, mas não está descartada a possibilidade de violência pós-eleitoral.A lei malawiana estabelece que os resultados devem ser divulgados oito dias depois da votação, e o prazo terminou na última sexta-feira, mas até à última hora, o órgão eleitoral estava à procura de um suporte legal sobre a matéria, devido às batalhas judiciais sobre a recontagem de votos.

O juíz do Tribunal Supremo de Blatyre, Kenyatta Nyrenda, decidiu que a comissão podia abrir as caixas para a recontagem, mas não autorizou a extensão do período do anúncio dos resultados conforme exigiam alguns concorrentes.

Quatro dias depois da votação do dia 20 de Maio, a comissão eleitoral vinha sendo pressionada por alguns partidos e candidatos para a recontagem de votos, apesar da ordem judicial restringido o processo.

A controvérsia eleitoral no Malawi ainda vai fazer correr muita tinta, uma vez que alguma imprensa avança que mesmo no seio da comissão eleitoral nunca houve unanimidade sobre a divulgação dos resultados. O facto também foi conformado pelo presidente da comissão eleitoral, Maxon Mbendera, durante a divulgação dos resultados em Blantyre. Sete vogais da comissão exigiam a recontagem dos votos antes da divulgação dos resultados das caóticas eleições malawianas.

Entre eles, destacam-se o Reverendo Emmanuel Chikwita Phiri e Nancy Tembo, tidos como muito próximos da Presidente Joyce Banda, bem como Wellington Nakanga, Elvey Ntafu, Stanley Biliat, Gloria Chingota, Allan Chingota e o Reverendo Mezua Banda.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana