Início » Pesquisadores do ISRI lançam livro sobre potências emergentes

Pesquisadores do ISRI lançam livro sobre potências emergentes

Por admin

Quatro pesquisadores do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), designadamente Paulo Wache, Iraê Lundin, Valter Fainda e Sérgio Gomes lançaram, semana finda, em Maputo, o livro intitulado “As potências emergentes na construção da multipolaridade inclusiva: uma abordagem comparativa das políticas externas dos BRICS”.

O livro, prefaciado pelo reitor do ISRI, Patrício José, procura trazer à tona um debate sobre a política externa dos países emergentes, nomeadamente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para a materialização da obra, os autores serviram-se, para além do material da sua própria pesquisa, de depoimentos recolhidos durante as mesas redondas relacionadas com o tema na qual participaram os embaixadores e altos-comissários dos BRICs, que dissertaram sobre a política externa dos respectivos países.

Segundo Paulo Wache, o livro mostra, também, um pouco do que podia ser a relação do poder no sistema internacional sem, necessariamente, “afirmar que o Ocidente está a decair, mas que outros países ascendem à sua posição e querem partilhar de igual modo o estatuto de potências globais. Em cada capítulo trazemos o estudo de Moçambique, mas primeiro, é a compreensão do mundo, pois as grandes potências trazem uma nova abordagem. Muitas vezes o Orçamento do Estado foi cortado, reduzido ou não desembolsado para pressionar a tomada de determinadas decisões no nosso país”, disse.

Aliás, uma particularidade dos BRICS é não usar condicionalismos políticos para autorizar financiamento para outros países.

Na actualidade não é só o ocidente que é poderoso. Temos a Rússia, a China, a África do Sul, que, de alguma forma, vai atrelada como resultado da sua hegemonia na região, mas ainda não é uma potência global, ao contrário do Brasil e da Índia, tanto pela sua população como pela capacidade militar e extensão territorial. No seu conjunto, os BRIC’s representam 40 por cento da população mundial”, disse Paulo Wache.

Angelina Mahumane

vandamahumane@gmail.com

 

Você pode também gostar de:

1 comment

situs bokep 17 de Março, 2024 - 23:23

Hi there, I found your website via Google while looking for a related topic, your website came up, it looks good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana