Na sua deslocação a esta província, Alberto Vaquina inteirou dos projectos do Plano Estratégico de Redução da Pobreza Urbana (PERPU), na cidade da Matola, cujos níveis são satisfatórios, com o
registo de mais de 927 postos de emprego, segundo o informe apresentado por Martinho Fernandes, chefe da Comissão Técnica de Avaliação de Projectos.
Segundo afirmou, desde o ano de 2011 a esta parte, foram executados um total de 917 projectos num investimento de mais de trinta e seis milhões de meticais com um reembolso de mais de três milhões de meticais.
Entre vários projectos, destacou os de carpintaria, agricultura, avicultura, comércio geral, que beneficiaram 262 homens adultos, o correspondente a 36,03 por cento, 171 mulheres adultas, 23,52 por cento, 166 jovens do sexo masculino, 2 2,83 por cento e 123 jovens do sexo feminino, correspondente a 17,60 por cento.
A título de exemplo, o Primeiro- ministro visitou uma carpintaria pertencente a Faustino Mambo, financiado pelo PERPU. Este carpinteiro recebeu um financiamento de 48 mil e 750 meticais, os quais aplicou na compra de ferramenta para a sua oficina, que emprega um total de nove trabalhadores.
Faustino mostrou-se satisfeito com o decurso do seu negócio de fabrico de portas, janelas, aros e outro tipo de mobiliário, entretanto, pediu a Alberto Vaquina para que lhe sejam concedidos 300 mil meticais para comprar mais máquinas, de modo a expandir o seu negócio.
“Esta aquisição iria facilitar a execução célere das encomendas dos clientes que procuram os nossos serviços. Igualmente, pedia que o Conselho Municipal pudesse usar os nossos serviços para encomendar carteiras escolares, pois nós estamos em condições de produzir melhores carteiras e a um bom preço”,disse Faustino Mambo.