Início » Passagem de nível da Machava em reabilitação

Passagem de nível da Machava em reabilitação

Por admin

● Conselho Municipal prevê-se concluir as obras até amanhã, segunda-feira

Está com dias contado o sofrimento de automobilistas que usam a Avenida das Indústrias para diferentes destinos das cidades de Maputo e Matola, uma vez que já estão em fase de acabamento as obras de reabilitação da passagem de nível, na zona da Machava, local que vinha tirando “sono” a vários utentes, devido à sua degradação.

Agora que estão a decorrer as obras de reabilitação na zona da passagem do nível de Caminhos de Ferros de Moçambique (CFM), o cenário de congestionamento e espera, piorou porque os automobilistas são obrigados a intercalarem-se numa única via improvisada.

 Numa ronda efectuada àquele local, constatamos que os técnicos da CFM estavam a montar as travessas de betão na linha férrea, para depois nivelar a zona e procederem com a colocação de lajetas de betão aprovadas pela instituição supervisora. As obras deverão ser concluídas até amanhã, segunda-feira, para permitir o fluxo normal de viaturas.

Alguns automobilistas que usam aquela via veem os seus movimentos condicionados por causa das filas que são obrigados a suportar quando chegam àquele troço.

As obras de reabilitação da zona da passagem de nível da Machva estão adjudicadas à empresa de construção JJR – Moçambique. Os custos são suportados pelo Conselho Municipal da Cidade da Matola, que tem o apoio técnico de supervisão e de implementação dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Segundo o vereador das Obras e Infra-Estruturas do Conselho Municipal da Matola, Bernardo Dramos, aquela autarquia está a levar acabo um trabalho de intervenção nas estradas que atravessam as linhas férreas e não só, para permitir uma melhor transitabilidade.

Decidimoscontactar os CFM que é odono das linhas férreas, quetem aptidão técnica de comoproceder às intervenções naspassagens de níveis. Prevíamosa conclusão dessas obrasdentro de três dias, mas comoé um trabalho delicado queprecisa de mais tempo paraa sua execução, acabou-selevando mais que esses diase isso cria transtornos paraos utentes da via”, reconheceu o vereador.

No entanto, foram executados com sucesso um trabalho idêntico na zona entre o Quilómetro Quinze (K15) e a Estrada Nacional Número Quatro (EN4), na qual o pavimento da passagem de nível também estava completamente danificado.

Depois desse trabalho, decidimos estender este nível de intervenções, por isso que neste momento estamos a reabilitar a passagem de nível na Avenida das Industrias e depois reconstruiremos a que está na rua de Vidreira para quem vai a Machava-Socimol e logo vai se atacar a Matola Gare”, disse Bernardo Dramos.

De referir que houve váriosartigos publicados em protesto contra as péssimas condições de transitabilidade naquela rodovia. Em 2013, numa das edições, o semanário domingo expressou a sua indignação em relação ao estado da via.

Os automobilistas eram obrigados a fazerem gincanas todos os dias para ali passarem e o congestionamento aborrecia os utentes porque chegado à zona da passagem de nível, as viaturas tinham que abrandar excessivamente, o que afectava também os transportadores semi-colectivos de passageiros que precisam de cumprir horários.

A nossa reportagem falou com alguns “chapeiros” que usam diariamente a via e que se mostram satisfeitos com a reabilitação da via. Anastácio Matola, transportador de semi-colectivo de passageiros, na rota de Liberdade-Anjo

Voador, disse que esperavam ansiosamente pela conclusão das obras. “Esperamos que hajamelhorias”.

 

 

Idnórcio Muchanga
aly.muchanga@gmail.com
Fotos de Inácio Pereira

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana