Nacional

Mais fontes para população de Funhalouro

O Governo de Funhalouro, o distrito mais extenso da província de Inhambane, projecta para este ano a construção de vinte e seis novas fontes de abastecimento de água em vários povoados. 

Localizado no Oeste de Inhambane, e com uma superfície de quinze mil, seiscentos e cinquenta quilómetros quadrados (15.650), Funhalouro está numa zona semi-árida e não é atravessado por nenhum curso de água, enfrentando, por isso, graves problemas de seca.

A população serve-se de chafariz dispersos que não cobrem as suas necessidades, chegando a percorrer dezenas de quilómetros para encontrar água.

O Director dos Serviços Distritais de Planeamento e Infra-Estruturas em Funhalouro, João Uache, indicou que zonas há em que a população percorre mais de vinte quilómetros à procura do precioso líquido, uma situação que está gradualmente a ser ultrapassada com o aumento da rede de abastecimento.

João Uache referiu que, com este projecto, ficará minimizado o problema de falta de água em Funhalouro. Aquele responsável salientou que dezasseis daquelas infra-estruturas serão feitas no âmbito do Programa Nacional de Água e Saneamento Rural – PRONASAR, e dez financiadas pela União Nacional dos Camponeses.

Paralelamente, o Governo da Irlanda custeará obras de reabilitação de quatro fontes avariadas, de acordo com o Director dos Serviços Distrital de Planeamento e Infra-estruturas em Funhalouro.

Destaque-se que, realizado este plano, calcula-se que a taxa de cobertura em abastecimento em água em Funhalouro estará acima de noventa por cento, conforme indicou Uache.

 

Aminosse Moisés

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo