Início » Papa reza pela paz em Moçambique- afirma Simone santi

Papa reza pela paz em Moçambique- afirma Simone santi

Por admin

“O Pápa Francisco está a rezar pela paz em Moçambique e está preocupado por causa do clima que se vive actualmente no país”. Quem o diz é Simone Santi, Cônsul Honorário de Moçambique em Milão.

Simone Santi  diz que foi visitar o Papa no Vaticano para falar do projecto da equipa de basquetebol de crianças órfãs acolhidas no Orfanato Arco Íris, no Bairro Zimpeto. “Cheguei e fui bem recebido. A primeira coisa que fiz foi oferecer uma escultura feita pelos escultores da PFUNEKA, sediada no Bairro do Aeroporto, um galhardete da Federação Moçambicana de Futebol, e a bandeira de Moçambique. O Pápa recebeu com muito gosto”, explica Simone.

A conversa entre o Pápa e o Cônsul destacava mais a situação do país. “O Pápa falou de Moçambique , demonstrando preocupação , mas confiante na Paz. Disse que ele ordenada um Bispo de Xai-Xai. Logo depois, manifestou o interesse de vir para Moçambique dizendo:  tenho de ir a Moçambique”.

DO ORFANATO DE ZIMPETO AO ESTÁDIO DA LÁZIO

No ano 2007 foi criado em Moçambique, um projecto de apoio a crianças da rua, chamado Colors. A ideia é fazer uma socialização das crianças que cedo perderam seus pais e passam por dificuldades diversas. Para tal, Simone Santi, começou a trabalhar com o Orfanato Arco Iris, onde construíram um campo de básquetebol.

Existem cerca de trezentas crianças no Arco Íris. O movimento de basquete envolve cerca de cento e cinquenta crianças. E destas, quinze viajaram em 2011 para Lázio, onde ficaram vários dias e hospedaram em casa de outras crianças, italianas, com as quais jogaram e ganharam todos os jogos”, explica Simone Santi.

Recentemente , Simone foi ao Vaticano apresentar este projecto ao Pápa.  “Falamos a mesma linguagem com o Pápa porque o pai dele era accionista de uma equipa de basquetebol. Apreciou o projecto e encorajou a sua continuidade”.

Em termos de desempenho, Stefânia, Regina e Solique, jogavam bem que chegaram a fazer parte da selecção de Sub-17 de basquetebol em 2013.

Actualmente decorrem contactos para implementar o mesmo projecto em Pemba- Cabo Delgado. “ Contactamos o Município de Pemba, demonstrando desejo de levar a cabo o projecto. O Presidente do Município mostrou interesse. E para o caso de Pemba, será mais fácil pois já têm o campo de basquete.

CUIDAR DAS CRIANÇAS DEPOIS DO ORFANATO

As crianças ficam no orfanato até os dezasseis anos. Durante a presença no Arco íris, elas aprendem muita coisa. Mas chega uma idade em que elas devem sair do orfanato para dar lugar a outras crianças.

“Foi nesta perspectiva que Regina, Antoninho e Olga, da mesma família, saíram do orfanato. Vivem agora no Bairro Magude, onde nós ajudamos, por forma a criar melhores condições. Infelizmente, Regina abandonara a escola e ficou grávida. Tem um filho. Mas agora voltou a escola”, explica Simone Santi.

Simone Santi, actualmente Cônsul Honorário de Moçambique em Milão, é  responsável do Grupo Economia da FENCO (Federação Nacional Cônsules Honorários),  Fundador e CEO das empresas do Leonardo Group,  Membro da Comissão para a internacionalização da Unindustria e com delegação para Expo 2015 na Confindustria , Fundador e coordenador do Young Entrepreneurs’ Associations Network for the Mediterranean, Africa and Middle East – MAME YE Network no âmbito dos jovens empresários da Confindustria.

Simone realiza actividades de consultoria às empresas italianas e às instituições para informar, motivar e suportar a realização de actividades comerciais e industriais no estrangeiro. Desenvolveu uma rede internacional, tendo aberto escritórios em Maputo, Tunisi, Johanesburgo, Luanda, Addis Abeba, Shangai, entre outras actividades ligado ao mundo empresarial.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana