Artes & Letras

Massukos lançam disco Nhimbo za kwato

A banda Massukos lançou ontem em Lichinga, o seu mais recente álbum intitulado “Nhimbo za kwato” que traduzido de yao para português significa  “canções da nossa terra”. É o terceiro  da

banda do Niassa depois do  “Kuimba ka Massukos” lançado em 2001 e do “Bamping” em 2007.

Para o lançamento deste disco a Banda Massukos contou com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Artístico e Cultural (FUNDAC), instituição do Estado que tem vindo a apoiar diversos actores culturais nas mais diversas áreas.

Este “casamento” entre os Massukos e o FUNDAC acontece num ano especial para esta instituição visto que o Fundo comemora 25 anos de existência, trabalhando em prol do desenvolvimento das artes e da cultura.

Os Massukos, exímios intérpretes da música tradicional da província de Niassa, elevam a vida, o quotidiano, os usos e costumes dos povos yao, nyanja, e macua, através do canto, do som, do batuque e do ecoar de ritmos  que se prolongam pelas montanhas do planalto.
Este agrupamento é considerado tesouro nacional, pelo seu carácter cultural, conhecidos tanto pela sua música como pelo impressionante trabalho humanitário que fazem.

São no total treze faixas interpretadas na sua maioria em cyao ao som de batuques e outros instrumentos musicais que de certeza farão viajar os amantes de boa música para o planalto do Niassa e não só.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo