Nacional

OTM-CS apreensiva em relação ao reajuste salarial

O secretário-geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique­-Central Sindi­cal (OTM-CS), Alexandre Munguambe, afirmou, se­mana passada, em Maputo, que a concertação social tripartida está a analisar os dados sobre o desempenho económico-social do país do ano passado para se pro­ceder ao reajusto salarial re­ferente a este ano.

 Alexandre Munguam­be garantiu que os dados analisados até ao momento não são encorajadores, uma vez que o aumento do custo de vida, devido à situação económica e financeira que o país atravessa, e que re­sultou no abrandamento da economia nacional, vai fa­zer com que, mais uma vez, o salário mínimo consegui­do no diálogo tripartido não cubra as necessidades bási­cas do trabalhador.

“Os dados foram colo­cados na mesa pelo Gover­no. Temos o nosso grupo de economistas que está neste momento a fazer a análise dos dados. Como estamos a negociar salários por sec­tores de actividade é pre­ciso se observar qual é o ponto de situação de cada sector e o que se pode pedir em termos de reajusto dos salários. Na verdade, não haverá aumento nenhum, o que se está a fazer é correr atrás do prejuízo”, disse.

Texto de Idnórcio Muchanga

Leia mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo