Nacional

Oscilação de corrente eléctrica danifica aparelhos de TAC e ressonância magnética

A grave oscilação da corrente eléctrica, registada há sensivelmente três semanas na cidade de Maputo, em consequência da explosão de um dos comandos da Central Térmica de Maputo (vulgo

 SONEF), danificou diversos equipamentos de assistência e tratamento de doentes no Hospital Central de Maputo (HCM).

Dentre os vários equipamentos prejudicados destacam-se os aparelhos de imageologia nomeadamente, de Ressonância Magnética e Tomografia Axial Computarizada (TAC).

Na Ressonância magnética, a oscilação da corrente danificou o sistema de controlo de refrigeração interna efectuada, através de um gás denominado hélio.

Na Tomografia Axial Computarizada a oscilação afectou o processador do computador (UPS), que controla o software e a gantre (lugar de colocação do paciente).

Entretanto, sem revelar o valor exacto, a direcção técnica do HCM adiantou que o custo de reparação do aparelho de Ressonância Magnética está estipulada em de cerca de três milhões de meticais e a do TAC em aproximadamente um milhão de meticais.

De salientar que o HCM já iniciou com o processo de reparação dos mesmas. Conforme soubemos no local, o gás hélio já foi importado da Alemanha e chega no país dentro de uma semana.

A Direcção Administrativa do HCM revelou que a reposição destes aparelhos encontra-se sob a responsabilidade da empresa Siemens.

Como alternativa à situação das avarias daquelas máquinas, o HCM tem recorrido, até ao momento, ao uso dos aparelhos convencionais de radiografia.

De referir que a deficiência no fornecimento da corrente eléctrica afectou igualmente o grupo de geradores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia daquela unidade sanitária, que foi urgentemente reparada.

Durante as três semanas em que se registou oscilação da corrente eléctrica, alguns departamentos como medicina, ortopedia e cirurgia ficaram às escuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo