Início » Os meus planos mudaram quando deixei de ser Chefe de Estado

Os meus planos mudaram quando deixei de ser Chefe de Estado

por Idnórcio Muchanga

Depoisde 18 anos àfrente dos destinos de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano, antigo Presidente, confessa que o seu sonho era sair da chefia do Estado aos 60 anos de idade, mas acabou por terminar o mandato aos 65.

Tinha muitos planos, mas a sua longa carreira diplomática levou que, mesmo após ter saído da presidência, fosse convidado a assumir tarefas de nível internacional, não lhe restando tempo para cuidar de questões pessoais.

Actualmente, a sua agenda aperta-se ainda mais porque tem trabalhos dentro da Fundação que ostenta o seu nome, mas ainda assim consegue tempo para acompanhar a vida do país, emitindo opiniões que conduzem àreflexão e debate. Nesta edição, domingo apresenta o dia-a-dia do homem que éconhecido internacionalmente como se identificando com os ideais da paz, reconciliação e harmonia entre as pessoas.

Nas Nações Unidas movimenta-se de lés-a-lés para prestar o seu apoio para a pacificação de muitos países, entre os quais Guiné-Bissau, República Democrática do Congo e Madagáscar. Chissano recorda com alguma emoção o antes e o depois da proclamação da Independência Nacional e fala da auto-estima referindo que Moçambique étido como exemplo a seguir a nível mundial, sobretudo no que diz respeito àconsolidação da paz e reconciliação nacional. “Muitas pessoas esquecem-se de semedir a si próprios nos esforços e os sucessos”.

Sobre os ataques armados nalgumas zonas de Cabo Delgado não sóse mostra surpreso com estes acontecimentos como também diz tratar-se de um fenómeno novo que precisa de ser estudado e aprofundado para se saber sobre os seus protagonistas e as suas motivações.

Ao olhar para a Frelimo de dentro, Joaquim Chissano diz tratar-se de um partido que continua forte graças àtradição de debater os seus problemas. Leia mais…

Texto de Benjamim Wilson

benjamim.wilson@snoticias.co.mz

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana