Nacional

“Orgulhamo-nos pela criação da moeda”-afirma Presidente da República

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje, terça-feira, na Vila Municipal de Mueda, na província de Cabo Delgado, durante a celebração do 55º aniversário do Massacre de Mueda que “nos orgulhamos pela criação da nossa própria moeda nacional a 16 de Junho de 1980, portanto, há 35 anos. Por isso, hoje é o dia do metical em homenagem ao massacre de Mueda. O Metical significa a independência que neste local foi semeada”.

Num outro desenvolvimento, o estadista moçambicano afirmou que a moeda não pode trair a moeda do dia 16 de Junho. A moeda deve produzir hospitais, escolas, estradas, canalizar água, energia e produzir comida para os moçambicanos. A economia deve partir do suor de cada um com o comprometimento com a causa em comum. Aí, nascerá o metical que conviverá lado-a-lado com a moeda estrangeira sem nenhuma discriminação ou humilhação.

A escolha de 16 de Junho para criação do Metical, visou imortalizar os Mártires do Massacre de Muedaque encarnam os percursores da liberdade. Com o metical queremos ser mais respeitados. Por isso, o Estado moçambicano tem envidado esforços que visam a sua valorização, porque estamos consciente de que é com ele que atingiremos a autossuficiência. O metical é a nossa alma de hoje para atingir o progresso que diariamente almejamos”, realçou Nyusi.

Texto de Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Editado por Alfredo Dacala

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo