Início » Ordenamento dos bairros em foco

Ordenamento dos bairros em foco

Por admin

Celebrado quarta-feira última em todo o planeta o nosso país escolheu como lema das comemorações do Dia Mundial do Ambiente “Vamos Ordenar o Nosso Bairro para melhorar a Nossa 

Vida”, cujas cerimónias centrais decorreram na província de Sofala, distrito de Nhamatanda, com a presença da Ministra Para Coordenação da Acção Ambiental, Alcinda Abreu.

Conforme soubemos, a escolha do lema justifica-se pelo facto de Moçambique possuir mais de 70 por cento da sua população urbana (correspondente a 35 por cento da população total) vivendo em assentamentos informais.

Aliás, nota-se que nos centros urbanos, particularmente nas áreas circundantes dos grandes empreendimentos económicos e também nos aglomerados populacionais rurais, cresce a ocupação do espaço de forma desordenado. Este facto estende às áreas de reserva, resultante da fraca implementação dos instrumentos e da falta de capacidades das instituições em promover espaços devidamente ordenados.

Com efeito, o governo do nosso país concedeu o Programa Nacional de Ordenamento dos Bairros, e o mesmo decorre a partir deste ano até 2025 em todo o país. O seu enfoque centra-se na promoção de acções ao ordenamento territorial sustentável, sendo que decorrerão neste período actividades de sensibilização nacional sobre a necessidade e vantagens de ordenar os bairros.

Para o efeito, mensagens ambientais educativas que se vão incidir na sensibilização das comunidades sobre os aspectos de boas práticas de conservação dos bairros, serão disseminadas. Este programa irá incluir todos os seguimentos da sociedade, incluindo particularmente os bairros, as escolas e outros aglomerados populacionais nas áreas urbanas e rurais. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana