Início » Orçamento para 2022 aprovado com 143 votos da Frelimo

Orçamento para 2022 aprovado com 143 votos da Frelimo

Por Idnórcio Muchanga

Assembleia da República acaba de aprovar na especialidade, com 143 votos da Frelimo, a proposta do Plano Económico Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2022, numa sessão que decorre desde a manhã de hoje.

Depois de várias análises e debates, 48 deputados da Renamo e do Movimento Democrático de moçambique (MDM) votaram contra.

O porta-voz da bancada da Frelimio, Feliz Silvia, disse que o seu partido votou a favor do instrumento com vista à materialização do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020/24, do qual se destaca a criação de mais e melhor emprego para os moçambicanos, o alargamento da rede de abastecimento de água, a materialização do programa energia para todos bem como a criação de condições sanitárias para a prevenção da pandemia da Covid-19.

“Estes documentos visam materializar igualmente a descentralização em curso no país com vista a aproximar cada vez mais a Administração Pública à população com esta lei”.

Por seu turno, a Renamo, na voz de Ivone Soares, destacou que vota contra o PES e OE para 2022 pelo facto de a maioria do povo não poder ser absorvida pelas oportunidades emprego no ano que vem, o que significa, na sua opinião, que o povo vai continuar sem horizonte, sem futuro e nem o que comer.

Enquanto isto, Fernando Bismarque, em declaração de voto para a bancada do MDM, explicou que a sua bancada deu nota negativa ao PES e OE para 2022 porque está claro que o Governo continua a concentrar recursos no nível central com 65,4% e apenas 34,6% para as províncias, distritos e autarquias, contrariando o espirito e a letra do processo de descentralização em curso no país.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana