Início » Operadores florestais auscultados sobre nova Lei

Operadores florestais auscultados sobre nova Lei

Por Idnórcio Muchanga

A Direcção Nacional de Florestas (DINAF) está a levar a cabo, na cidade de Chimoio, província de Manica, a auscultação dos operadores florestais sobre o anteprojecto de Lei de Florestas que têm como finalidade adequar este instrumento legal à realidade actual.
Segundo o Inspector Geral de Terra e Ambiente, Wetela Jone, “a actual foi aprovada em 1999 e de lá a esta parte muita coisa mudou e a lei se tornou desajustada da realidade. Entretanto, a Direcção Nacional de Florestas não pode propor mexidas na lei sem auscultar aqueles que lidam directamente com esta matéria no campo”, disse.
Este processo de auscultacao já foi realizado nas províncias de Inhambane, Tete e agora Manica, sendo que nas próximas semanas deverão ser abrangidas as províncias da Zambézia e Gaza.
Wetela Jone explicou ainda que antes de ouvir os operadores florestais, a DINAF fez uma revisão da Política Florestal que viria a ser aprovada em Março de 2020 e logo a seguir foi criada a comissão que preparou a proposta de anteprojecto da lei que deve ser discutida com o maior envolvimento possível do sector público, privado, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e academia, sendo que a mesma já foi debatida por todos os Conselhos Executivos e de Representação do Estado de todas as províncias.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana