Início » “OPERAÇÃO KAPENTA”: Apreendidas duas embarcações e quatro toneladas de pescado

“OPERAÇÃO KAPENTA”: Apreendidas duas embarcações e quatro toneladas de pescado

Por Jornal domingo

TEXTO DE GENÉZIA GERMANO

A apreensão de quatro toneladas de pescado diverso, detenção de dois agentes sociais em flagrante delito e a destruição de redes proibidas marcaram os primeiros quatro dias da “Operação Kapenta”, uma acção intensiva de fiscalização conduzida pelo Instituto Nacional da Marinha (INAMAR) na albufeira de Cahora Bassa, província de Tete.

Entre os dias 13 e 16 de Maio, as autoridades intensificaram o combate à pesca ilegal com uma operação no terreno que resultou em múltiplas apreensões e intervenções. Foi retida uma viatura da marca Toyota Hino que transportava pescado capturado de forma ilícita. O motorista foi multado em 270 mil meticais, encontra-se detido e aguardará julgamento em tribunal. A viatura será libertada após o pagamento da coima estipulada.

Foram também apreendidos uma motorizada e dois barcos utilizados sem autorização. Seis redes mosquiteiras, com mais de 300 metros cada, foram recolhidas e destruídas, juntamente com cabanas improvisadas usadas para esconder produtos pesqueiros obtidos de forma ilegal. Na zona de Emboque, um indivíduo foi detido por envolvimento directo em práticas ilícitas de pesca.

As equipas de fiscalização enfrentaram resistência por parte de alguns pescadores artesanais, tendo sido registadas situações em que pedras foram lançadas contra os fiscais com o intuito de inviabilizar as acções. As autoridades identificaram ainda esconderijos onde eram armazenadas redes proibidas e constataram a existência de transporte clandestino de pescado durante à noite. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana