Início » OMM em culto ecuménico com idosos

OMM em culto ecuménico com idosos

Por admin

A Organização da Mulher Moçambicana (OMM) realizou, semana finda em Maputo, um culto ecuménico com os idosos da cidade e província de Maputo como forma de celebrar a época natalícia que se aproxima. A cerimónia, que acolheu 300 idosos provenientes dos diferentes centros de acolhimento da província e cidade de Maputo, foi fruto de uma parceria entre aquela agremiação feminina, o Ministério da Mulher e Acção Social e as diferentes congregações religiosas.

De acordo com a Secretária adjunta da OMM, Clara Pugas, aquela constituía uma oportunidade de confraternizar e mostrar solidariedade para com a terceira idade.“O i doso sempre teve a vontade de celebrar a missa do galo, mas por várias razões ele não consegue. Por essa razão decidimos conviver com os idosos e realizar essa missa natalícia trazendo aqui diferentes confissões religiosas para que todos se sintam representados”,explicou Pugas.

No culto realizado sob o lema:Natal com idosos, a OMM procedeu igualmente à oferta de kits de artigos alimentares constituídos por açúcar, farinha, feijão, óleo, amendoim e muitos outros produtos aos idosos.

Para angariação de produtos alimentares para oferta, a OMM contou com apoio de várias confissões religiosas, com parceiros que se solidarizaram com a causa e apoiaram a iniciativa.

Nuro Tuque, da comunidade mahometana, disse que aquele gesto constituía uma forma de transmitir segurança, apoio e solidariedade aos idosos, uma vez se tratar de cidadãos moçambicanos que na sua juventude também cuidaram de outros cidadãos daí a importância de se reconhecer o idoso no país.

“Hoje em dia, muita gente não se dá oportunidade de ser bondoso para com o idoso e nós trazemos essa mensagem de amparo. Por essa razão a comunidade mahometana trouxe alguns kits para apoiar os idosos”,explicou.

De referir que no momento o Ministério da Mulher e Acção Social possui na Cidade de Maputo três centros de acolhimento e apoio à velhice, nomeadamente, o lar de terceira idade no distrito Ka Mavota; lar dos desamparados no distrito Ka Maxaquene e o Centro de apoio à velhice de Lhanguene. 

 

Luísa Jorge

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana