Início » Odebrecht forma moçambicanos em construção civil

Odebrecht forma moçambicanos em construção civil

Por admin

A multinacional de construção civil, Odebrecht, está a desenvolver um programa contínuo de formação profissional em Nacala, província de Nampula, com destaque para os cursos de qualificação 

profissional no quadro do denominado “Programa Acreditar”. A acção surge no âmbito do memorando de entendimento com o Ministério do Trabalho, formalizado recentemente e que conta com a  parceria do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP),

Dividido em dois ciclos de aprendizagem, o programa já certificou mais de mil moçambicanos nas áreas de Construção Civil, sendo 955 no Ciclo Básico e 211 no Específico.

O Ciclo básico possui uma carga horária de 60 horas que dá ao formando a possibilidade de ampliar suas competências no trabalho, no que diz respeito à qualidade, segurança no trabalho, saúde, meio ambiente e psicologia do Trabalho. Já o Ciclo Específico possui uma carga horária entre 140 e 200 horas, que oferece formação nos diversos ramos da área de construção civil.

Segundo Fernanda Reis, gerente de Pessoas e Organização da Odebrecht e Coordenadora do Programa Acreditar em Nacala, este programa tem como base “formar pessoas para vida” e trazer à ribalta indivíduos capazes de se enquadrar no mercado profissional nacional para possíveis desafios nas áreas de construção civil, como pedreiro, carpinteiro, ferreiro e canalizador.

‘Este programa traz uma mais-valia para a economia nacional, pois cada formando sai pronto para responder às exigências do mercado profissional’, afirmou Leonardo Ribeiro, director de contrato da Odebrecht em Nacala.

Ainda segundo Ribeiro, grande parte dos formandos do Programa Acreditar tiveram a oportunidade de ser enquadrados em algumas empresas que vem se instalando em Nacala, e outros foram seleccionados para a equipe que está a construir o Aeroporto de Nacala, chancelada pela Odebrecht.

Para Anchita Simon, formanda do Programa Acreditar Qualificação, a Odebrecht abriu-lhe uma oportunidade profissional, pois ‘realizei meu sonho de mostrar que sou capaz de edificar prédios e fazer bases, alicerces, e servir de exemplo para outras mulheres que não optam pela área de construção civil’.

Odebrecht é uma multinacional de negócios diversificados que actua nos sectores de Engenharia e Construção; Óleo e Gás; Química e Petroquímica, Etanol e Açúcar, e em Moçambique possui operações voltadas à área de construção civil.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana