Início » Observadores eleitorais indicam vantagem para Filipe Nyusi

Observadores eleitorais indicam vantagem para Filipe Nyusi

Por admin

O observatório eleitoral consolida vantagem no apuramento parcial, em todo país, no candidato às eleições presidenciais pelo partido Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi e o seu partido: a Frelimo. O resultado é fornecido de acordo com a constatação feita em cerca de 67.4% das mesas de votação.

Trata-se de dados recolhidos por cerca de dois mil e quinhentos observadores nacionais e estrangeiros colocados nas mesas de votação em todo país.

Segundo Dinis Matsolo, Presidente da direcção de observatório eleitoral, a taxa de participação de eleitores nas mesas de votação foi de 51.52% e a taxa de abstenção, dos que podem não terem votado por dificuldades que foram se registando ao longo do processo de votação, foi de 48.48%.

Matsolo explicou que a votação iniciou à hora marcada em 88.5% das mesas observadas e em apenas 1.5% das mesas de votação o processo iniciou tarde, por volta das 11: 00 horas.

Conforme o Presidente da direcção de observatório eleitoral, os dados indicam que cerca de 400 observadores destacados para a província de Nampula, não tinham sido credenciados até às 03:00 horas da manhã de ontem, facto que fez com que algumas mesas não tivessem observadores.

Na província de Nampula 2.5% de eleitores votaram sem os seus nomes existirem nas listas disponíveis nas mesas de votação e em 27% das mesas observadas há alguns eleitores que foram mandados embora sem exercer o seu direito de voto por se terem apresentado nas mesas erradas, onde os seus nomes não constavam nas listas das mesas de voto.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana