Início » O que espera do informe do Presidente da República?

O que espera do informe do Presidente da República?

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República, Filipe Nyusi, irá, dentro de dias, apresentar, o informe anual sobre o Estado Geral da Nação. Com efeito, domingo foi à ruapara saber dos seus leitores o que esperam ouvir do Chefe do Estado.

Que os alimentos

não vão subir

– Gerson Muhache, informático, 27 anos

Gostaria de ouvir que os preços dos alimentos de primeira necessidade não vão ser agravados. Gostaria de ver mudadas várias coisas a melhorar. Também gostaria que reduzissem o número de mortes vítimas de acidentes e, definitivamente, os índices de criminalidade.

Melhoria das vias de acesso

– Gonçalves Sitoe, taxista, 68 anos

Espero ouvir alguma coisa sobre o combate à criminalidade e sobre a reabilitação de estradas que estão cheias de buracos, contribuindo para a degradação dos carros. O custo de vida não joga com o que estamos a viver; os preços dos produtos estão cada vez mais altos, o que faz com que não tenhamos poder de compra.

Criação de empregos para jovens

– Bento Pacule, construtor civil, 37 anos

 

Gostava de ouvir sobre oportunidades de empregos para jovens, o que só vai acontecer com a construção de mais infra-estruturas. Anseio ouvir que vai se investir na educação para moldar-se as pessoas. Ou seja, para as pessoas saber distinguir o bem do mal. Acredito que a falta de emprego conjugado com a baixa escolaridade contribui para a criminalidade.

Queremos um pais seguro

– Sandra Machava, documentalista 36 anos

Hoje em dia, Moçambique está em dívidas que não acabam. Para adquirir alimentos temos que importar e exportamos muito pouco, isto significa que temos que investir mais na agricultura.

Este ano houve algum avanço em termos de infra-estruturas. Temos o caso da ponte Maputo-KaTembe, recém-inaugurada. Deste modo nota-se uma ligeira diferença comparativamente ao ano de 2017. A situação económica tende a ficar estável. Quero ouvir que se vai fortificar o quadro da protecção do país.

Melhoria da economia

– Elsa Moelela, estudante, 21 anos

Para começar, nessa época festiva os preços dos alimentos tendem a subir, por isso gostaria de ouvir que não vamos ter esse problema como acontece noutros anos. Também gostaria de ouvir que Moçambique vai melhorar os indicadores económicos. Outro aspecto importante é a criação de emprego. Eu própria não trabalho, ando à procura de emprego há algum tempo. Nunca fui chamada para uma entrevista sequer.

Subida de salários

– Aida Joaneth, reformada, 60 anos

O Presidente da República devia falar de todas as coisas que inquietam a sociedade. É preciso mudar o sistema de educação, pois esta geração não conhece os nossos heróis.

Deve-se também aumentar o salário dos trabalhadores, porque o actual é muito baixo.

Temos problemas de transporte público. Apesar de existirem muitos autocarros, o que acontecem é que funcionam mal.

Você pode também gostar de:

1 comment

firestick enable developer options 31 de Janeiro, 2024 - 8:09

Good post! We will be linking to this particularly great content on our website. Keep up the good writing.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana