Por Narcisa de Lyubov Nhamitambo**
Este texto visa destacar a importância do médico veterinário na protecção da saúde pública, à luz do conceito de Saúde Única, que reconhece a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental. Convida à reflexão e à valorização de quem, muitas vezes longe dos holofotes, trabalha silenciosamente para proteger a vida de todos nós.
Vivemos num mundo onde a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental estão profundamente interligadas. Essa interdependência está no centro do conceito de Saúde Única (One Health), uma abordagem integrada e colaborativa que reconhece que a saúde de todas as espécies está conectada. A Saúde Única promove o trabalho conjunto entre médicos, médicos veterinários, ambientalistas e outros profissionais de áreas afins para prevenir, detectar e responder a doenças que circulam entre os animais, os seres humanos e o meio ambiente. Esta abordagem é particularmente relevante em países com grandes populações de animais domésticos, sistemas de criação extensiva e contacto frequente entre as pessoas e a fauna bravia, como é o caso de Moçambique. Leia mais…
**Médica veterinária e vice-presidente da Associação dos Veterinários de Moçambique (AVETMO). E-mail: cisavet92@hotmail.com

