Início » Nyusi enaltece resultados alcançados pela CFM

Nyusi enaltece resultados alcançados pela CFM

Por Idnórcio Muchanga

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera de “bastante encorajadores” os resultados operacionais alcançados, em 2018, pela empresa Porto e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

No ano passado esta empresa amealhou, em resultados operacionais, cerca de 10.5 mil milhões de Meticais e 18.8 mil milhões de Meticais de rendimentos.

Para o Presidente, estes resultados “são ainda mais encorajadores numa altura em que exigimos que as empresas públicas produzam resultados positivos contribuindo para o tesouro como forma de contribuir para o Orçamento do Estado (OE) que depende da produção nacional dos moçambicanos”.

Nyusi falava, hoje em Maputo, na inauguração do novo equipamento rolante dos CFM – locomotivas e vagões.

 

Na ocasião, disse esperar que os meios adquirido coim recurso a fundo interno da CFM, possam circular livremente na África do Sul, Zimbabwe e no reino de Eswatini, donde é oriunda grande parte do tráfego ferro portuário.

O Presidente disse que com a aquisição destes meios confere-se maior capacidade de tracção e que gostaria de ver os CFM a duplicar a sua capacidade operacional, a curto e médio prazos.

Esperamos ver concluído o processo de implementação do projecto integrado entre os CFM, MPDC e a sul-africana Trans-net, para o aumento da capacidade de manuseamento ferro-portuário. A acção vai permitir o descongestionamento das rodovias, através da devolução da carga transportada por via rodoviária”.

Segundo o Presidente da República, qualquer gestor comprometido com a causa não pode ter o receio de mudar ou inovar quando tem a convicção do impacto positivo das medidas que vai tomar.

Para o efeito, anseia ver o conselho de administração dos CFM a gerir, respeitar e motivar o trabalhador de modo a apresentar os resultados e não uma direcção que espera por orientações.

Aproveitou o momento para alertar a necessidade de se transformar a economia nacional, num mercado mais dinâmico e competitivo. “Essa pujança só se pode observar na ousadia de fazer investimentos”.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana