Início » NOVO BASTONÁRIO DA OrMM: Desafio é melhorar a formação do médico

NOVO BASTONÁRIO DA OrMM: Desafio é melhorar a formação do médico

Por Idnórcio Muchanga

Gilberto Manhiça é o novo bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM). Aquando da tomada de posse, decorrida semana finda em Maputo, anunciou que melhorar a condição de formação do médico moçambicano graduado e pós- graduado é a prioridade do novo elenco, condição que visa garantir que os moçambicanos tenham uma assistência médica de qualidade e de padrão internacional.

Ao longo da sua intervenção, apelou ao Ministério da Saúde para olhar com prioridade a criação de condições em termos de provimento de recursos humanos, materiais e regulamentos adequados, pois “não se pode pensar em trabalho apropriado, sem que os médicos se sintam devidamente acarinhados e estimulados. Vamos trabalhar com instituições de direito, para que se apercebam da necessidade de se criarem condições que dignifiquem o médico na forma como ele se apresenta perante os seus doentes”.

Empossado pelo anterior presidente da mesa da Assembleia Geral da Ordem, Rui Bastos, fez, igualmente, referência à problemática relativa à segurança social para os médicos e seus familiares. O novo bastonário da Ordem dos Médicos referiu que, não obstante a situação estar razoável, o objectivo é sempre melhorar, pois “o que foi feito ontem, pode não ser ideal para hoje. É necessário que trabalhemos para que as metas atingidas possam ser vistas como fazendo parte da história, e que possamos partir para novas realidades que permitam melhor forma de estar para o médico e para os moçambicanos,” sublinhou. Leia mais…

Texto de Luísa Jorge 

luisa.jorge@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana