Início » “Nossas heroínas vossa actuação foi de ouro”

“Nossas heroínas vossa actuação foi de ouro”

Por admin

O Presidente da República, Armando Guebuza, considera que as jogadoras da Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminino são heroínas da pátria pela actuação conseguida no Campeonato Africano da modalidade recentemente disputado em Maputo.

No Afrobasket, Moçambique conquistou a medalha de prata e qualificou-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo da modalidade, a ter lugar no próximo ano na Turquia.

O Chefe do Estado falava na passada sexta-feira no decorrer dum jantar de gala oferecido à selecção nacional pelo BCI, durante o qual foram anunciados prémios às jogadoras.

Guebuza disse que naquela semana da festa africana em Maputo, o basquetebol demonstrou o seu poder e papel na consolidação da unidade nacional, da auto-estima e da cultura de paz.

Na verdade, naqueles dias do campeonato, víamos a selecção nacional como a Nação Moçambicana em miniatura, como o reflexo de cada um de nós, na sua idiossincrasia, juntos numa mesma causa”, observou.

Lembrou que a inédita qualificação para o “Mundial” aconteceu num dia especial: o dia 29 de Setembro de 2013, data do octogésimo aniversário do Presidente Samora Machel, o proclamador do hastear da bandeira nacional e primeiro presidente de Moçambique, livre e independente.

Dirigindo-se às jogadoras, o Chefe do Estado sublinhou que “vocês foram, a todos os títulos, heroínas nesta Pátria de Heróis”. “Superaram barreiras para realizar a missão que vos tinha sido incumbida e mostraram que estavam imbuídas de auto-estima e, por conseguinte, assumiam que não eram quaisquer no recinto dos jogos, que não estavam ali apenas para participar e trocar experiências”, referiu.

Prosseguiu afirmando que “são também nossas heroínas, porque souberam ler, interpretar e realizar o sonho do nosso maravilhoso Povo, o sonho de vitórias, porque as vitórias fazem-nos bem, como Nação”.

Para o Presidente da República, as vitórias sublinham que “nós somos um Povo muito especial, um Povo que inscreveu no seu Hino Nacional, o seu juramento de que vai vencer os obstáculos que se colocam na sua rota rumo ao seu bem-estar. Graças ao vosso talento e mãos prodigiosas, vocês são, inegavelmente, uma referência para outros jovens e mulheres da nossa Pátria Amada. Haverá hoje outros moçambicanos no basquetebol, no desporto, em geral, e em outros domínios da actividade humana que buscam inspiração no vosso empenho e desempenho para também chegarem ao estrelado”, disse.

Destacou que o público foi crucial no desempenho da selecção nacional, oferecendo apoio, fazendo acreditar as jogadoras das suas capacidades.

 Disse ainda que o nível de competição no Afrobasket foi alto, facto que valorizou ainda mais a medalha de prata conquistada por Moçambique.

“Moçambique ficou com a Medalha de Prata, mas a actuação destas nossas briosas jogadoras foi de ouro”.

Lembrou que as vitórias preparam-se, por isso, apelou para a realização, desde já, de acções concretas tendo em vista a participação de Moçambique no Campeonato do Mundo do próximo ano. “Esta qualificação é um desafio que se lançam a vós mesmas, nossas heroínas, é um desafio que lançam a todos nós. Neste quadro, devemos começar, desde já, a trabalhar, e com afinco, para o Campeonato do Mundo de 2014”, referiu.  

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana