TEXTO DE MICAELA MEQUE
O Director dos Serviços Sociais da Cidade de Maputo, Hélio Mudendere, informou hoje no âmbito do lançamento da Estratégia de Comunicação para Mudança de Comportamento Social sobre a Deficiência, realizado em Maputo , que 26 instituições públicas foram capacitadas em Língua de Sinais e igualmente foram habilitadas 10 empresa em mobilidade e orientação para pessoas com deficiência visual no decorrente ano.
Segundo o dirigente, estas acções são promovidas pelo Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo, que trabalha em coordenação com instituições públicas e privadas para promover acções de sensibilização da sociedade para a elevação do estatuto da pessoa com deficiência.
Destacou ainda que “375 crianças com necessidades educativas especiais 231 do sexo feminino e 144 masculino estão a receber assistência nas escolas de educação especial. Paralelamente 100 crianças estão integradas no Ensino Inclusivo, das quais 47 são do sexo feminino e 53 do masculino”.
Avançou igualmente que, a nível comunitário, foram identificadas 102 pessoas com deficiência 53 do sexo feminino e 49 masculino, sendo que, no mesmo período, 807 pessoas foram assistidas, correspondendo a 612 do sexo feminino e 195 do masculino.
“Estes esforços reforçam o compromisso do Estado na promoção de uma sociedade mais inclusiva e na elevação do estatuto da Pessoa com Deficiência na Cidade de Maputo”, concluiu.

