Início » Não se pode ensinar agricultura num espaço “20 por 30 metros”

Não se pode ensinar agricultura num espaço “20 por 30 metros”

Por Jornal domingo

– Boaventura Nuvunga, director-geral da ANEP, em entrevista exclusiva ao domingo

TEXTO DE CAROL BANZE

CAROL.BANZE@SNOTICICAS.CO.MZ

A Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP) é o órgão através do qual o Governo regula o funcionamento de instituições de educação profissional públicas e privadas no país, tendo como um dos objectivos garantir a qualidade.

A realidade é que no terreno existem vários desafios – notáveis a olho nu e apontados por gestores e formadores – que se justapõem ao funcionamento destas instituições.

Para melhor perceber o trabalho daquela entidade, domingo entrevistou Boaventura Nuvunga, director-geral, que falou da mudança de paradigma na educação profissional; da necessidade de cumprimento dos planos de actividade; da qualidade dos formandos; do apetrechamento de laboratórios e oficinas e de irregularidades que levaram a que, nos dois últimos anos, fossem “suspensas actividades em dez instituições de educação”, afirmou. Acompanhe.

Saber-fazer, eis um dos objectivos fundamentais

Quantas instituições de educação profissional existem no país?

Primeiro, o conceito de Educação Profissional abarca ensino técnico-profissional mais formação profissional. Segundo, existem em todo o país 237 instituições de educação profissional acreditadas pela ANEP para exercer actividade formativa. Deste universo, 193 são instituições do ensino técnico-profissional e 44 são centros de formação profissional. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana