Início » Nampula recupera rede de estradas

Nampula recupera rede de estradas

Por admin

Nampula respira melhor na componente estradas em função de obras executadas no âmbito do programa de Millenium Challenger Acount que encaixou as estradas Rio Ligonha/Nampula e Namialo/Rio Lúrio.

Paralelamente, a estrada Nampula/Cuamba está em fase de conclusão. Dividido em três lotes (designadamente Nampula/Ribáuè, Ribáuè/Malema e  Malema/Cuamba) poderá ser inaugurada em breve.

Dados em nosso poder indicam que o troço Nampula/Ribáuè está na fase de sinalização horizontal/ vertical e de construção de valas de drenagem.

“Consideramos que a estrada está concluída, tirando essa parte de sinalização”,refere Pedrito Rocha, director provincial de Obras Públicas, Habitação e Recursos hídricos em Nampula.

A fonte explicou que no quilómetro 20, a mineradora brasileira VALE tinha proposto que fosse construído, na passagem do nível, um viaduto, alteração que implicou uma nova negociação com o empreiteiro.

“Essa negociação já terminou e o empreiteiro acabou retomando no sentido de , ao invés de ser passagem desnivelada, ser passagem de nível normal. Houve um atraso nesse sentido mas neste momento está na fase de conclusão”, explica ainda o nosso entrevistado.

Pedrito Rocha assegurou que relativamente ao troço Ribáuè/Malema, as obras estão igualmente no fim, decorrendo presentemente trabalhos na ponte junto à entrada da vila de Malema.

Perturbações mais sérias são reportadas no troço Malema/Cuamba, pois o empreiteiro mobilizou tarde o equipamento e o pessoal. “por causa dessa mobilização tardia tivemos o problema de execução”, disse Pedrito Rocha.

Contribuíram igualmente ao atraso de obras neste troço problemas referentes à alteração do traçado da via por causa da situação da segurança ligada à travessia nas passagens de nível.

TROÇO NAMPULA/NAMETIL

JÁ TEM FINANCIAMENTO

O nosso entrevistado referiu que já há garantia de financiamento da asfaltagem da estrada Nampula- Nametil , uns 70 quilómetros. 

Pedrito Rocha afiançou que urge, entretanto, mobilizar esforços para se poder completar a estrada de Nametil- Angoche. Sublinhou que, em ternos termos estratégicos, seria óptimo se fosse possível, ainda no presente quinquénio, asfaltar também a estrada que sai de Mecane, no distrito de Moma, até Boila, no distrito de Angoche.

Ressalvou que faz parte do Plano estratégico também a asfaltagem da estrada de Naguema até Chocas, a par da construção da ponte sobe o rio Monapo no troço  Naguema / Lunga.

Cobertura de água

longe da expectativa da população

A taxa de cobertura de Nampula, em termos de abastecimento de água potável, alcançou 39 por cento. O director provincial de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos admite que a cobertura está muito aquém daquilo que é a expectativa da população.

Sublinhou que o governo provincial, no âmbito do Plano Estratégico, está a projectar até 2019 uma cobertura de cerca de 70 por cento , o que implica o redobrar de esforços na mobilização de recursos financeiros. 

2Ao nível de Nampula, temos um Plano Estratégico que foi aprovado e começou a funcionar a partir de 2010. Da análise que fizemos concluímos que temos que construir cerca de 700 fontes, por ano, desde 2010 para cá, para podermos até 2020 a taxa de cobertura de cerca de 70 por cento”, disse o nosso entrevistado.

Contudo, dados disponíveis mostram que desde 2010 para cá foram construídas cerca de 300 fontes, o que significa que a partir do ano em curso a planificação tem que estar na ordem de 1000 fontes por ano para se fazer a compensação.

A falta de financiamento tem inviabilizado a execução de novas fontes, daí que o Governo provincial de Nampula apresentará , no dia 18 de Setembro próximo, plano concreto aos potenciais financiadores.

“Já temos a tabela de projectos e vamos vender a tabela de projectos nesta conferência de investimentos que vai acontecer no dia 18 de Setembro, precisamente para procurar meios no sentido de encontrarmos mais alternativas”, disse Pedrito Rocha.

Victor Borges exige

novo ordenamento para Nampula

O governador de Nampula, Victor Borges, disse ao domingo que um dos pilares que sustenta o desenvolvimento da província nos próximos dez anos assenta no ordenamento territorial que pode desembocar na requalificação de alguns espaços territoriais mesmo urbanos.

Referiu que na cidade de Nampula, a capital provincial, está previsto o esboço de um plano de requalificação, em coordenação com o município, que visa não só acabar com as construções desordenadas, mas também indicar os espaços para arruamentos, abastecimento de água e transporte de energia.

Garantiu que o plano está em discussão com apoio de um órgão das Nações Unidas e também com a apoio de Centro de Desenvolvimento Sustentável de Zonas Urbanas, do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento rural, cuja sede esta em Nampula.

“Quando chegarmos a um acordo com o Conselho Municipal de Nampula vamos iniciar com acções de requalificação”,assegurou Victor Borges, acrescentando que o plano de reordenamento territorial elegeu os bairros de  Muahivire e Muala como primeiros beneficiários.

Segundo o governante acções de requalificação estender-se-ão aos restantes dezasseis bairros da cidade de Nampula á medida da disponibilidade financeira. “Não podemos continuar com desenvolvimento desordenado. Temos que agir o mais depressa possível não e só Nampula, referiu Borges, salientando que o desenho da primeira intervenção já está em curso.

Neste momento a cidade de Nampula, com 750 mil habitantes, e 18 bairros,  tem prioridade absoluta. “Em 18 bairros, apenas um está ordenado. Estou a falar do bairro central. Os outros são assentamentos informais. Isso não pode continuar”, sublinha Victor Borges.

Victor Borges disse que conta com o Município de Nampula (presidido pelo MDM) na execução deste programa. “Eles aceitaram trabalhar connosco. Estamos em sintonia”, disse.

Refira-se que a cidade de Nampula debate-se com autorizações de construções sem observância daquilo que vem no regulamento geral de construção urbana e outras normas.

Nessas construções, que estão a ser feitas sob administração directa, muitas vezes não há observância de regras básicas mínimas de higiene e segurança no trabalho por parte dos executores.

GOVERNO EXIGE

CADASTRO DE EMPRETEIROS

Nampula acolhe Setembro próximo dois conselhos na área de obras públicas, nos sectores de águas e de estradas.

Nesse encontro , o Governo de Nampula exigirá, com maior vigor, elaboração de um cadastro de empreiteiros na área de construção civil.

Victor Borges, governador provincial, explicou ao domingo que nesse cadastro deve constar o perfil e a capacidade de cada empreiteiro, consoante a classe a que ele pertence.

Segundo o governante, este trabalho deverá ser executado em paralelo com reforço de fiscalização de obras públicas. “Este ano apenas foram feitas 17 multas e alguns empreiteiros não quiseram pagar. Tivemos que recorrer às execuções fiscais”, disse.

Bento Venâncio
d bentok1000©yahoo.com.br
Fotos de Inácio Pereira

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana