A Águas de Moçambique, Instituto Público (AdeM, IP), informa que as chuvas intensas que se têm registado na Região Centro do país, estão a afectar a qualidade da água bruta, resultando no aumento dos níveis de turvação na captação de Ding Ding, o que obrigou à redução da captação, por forma a garantir os níveis de potabilidade de água distribuída.
Em comunicado de imprensa, a AdeM refere que esta situação tem como impacto a redução dos volumes de distribuição de cerca de 50.000 m³/dia para aproximadamente de 42.000 m³/dia, criando restrições no abastecimento de água em alguns bairros da cidade da Beira, bem como nos extremos da rede.
Paralelamente, foi identificada uma fuga numa conduta de transporte de água bruta, provocada pela pressão elevada associada ao aumento do caudal e pela instabilidade do terreno resultante das chuvas intensas.
A intervenção para a reparação desta conduta será realizada logo que os níveis de água na captação baixarem e as condições de segurança estejam reunidas, de modo a permitir a actuação eficaz das equipas técnicas.
A AdeM, IP apela à compreensão dos utentes e ao uso responsável da água durante este período, e assegura que as equipas técnicas continuam a trabalhar no sentido da normalização progressiva do abastecimento de água.

